Você notou que vários computadores e aparelhos eletrônicos estão saindo do mercado? Existe um motivo claro para isso e a Valve confirmou aquilo que todos desconfiavam

Steam Deck está sendo propositalmente tirado de circulação

Disquete | Fonte: Unsplash/Fredy Jacob
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
vika-rosa

Vika Rosa

Redatora
vika-rosa

Vika Rosa

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência, cobrindo os mais diversos temas. Apaixonada por ciência, tecnologia e games.


264 publicaciones de Vika Rosa

Nos últimos meses, consumidores perceberam algo estranho: notebooks, placas de vídeo e até consoles começaram a desaparecer silenciosamente das lojas. Alguns modelos simplesmente ficaram “indisponíveis”, enquanto outros foram descontinuados sem muito alarde. Agora, a Valve Corporation confirmou aquilo que muitos já suspeitavam.

A empresa revelou que o Steam Deck OLED está fora de estoque por causa da crise global de memória e armazenamento. A demanda explosiva de data centers de IA tem redirecionado a produção de chips e memória, encarecendo componentes e reduzindo a oferta para eletrônicos de consumo.

Nós já havíamos notado que os três modelos do Steam Deck estavam esgotados nos EUA. A Valve demorou, mas admitiu: faltam módulos de memória no mercado. Além disso, o modelo LCD de 256GB saiu oficialmente de produção.

O problema vai além da Valve. Fabricantes enfrentam custos recordes de RAM e possíveis atrasos em lançamentos futuros. Em muitos casos, a solução tem sido simples — cortar linhas menos lucrativas ou adiar produtos. 

Se você gosta de notebooks gamers e estava procurando um para você, provavelmente notou que o Dell G15 já não pode ser achado tão facilmente ( especialmente com as placas de série 30), de modo que estavam disponíveis normalmente até o final de 2025. 

O desaparecimento “discreto” de aparelhos não é coincidência. É reflexo direto de uma indústria pressionada por uma nova corrida tecnológica.

Inicio