A Samsung quer estar nas nossas cabeças — literalmente. A empresa coreana apresentou o Galaxy XR, seu novo headset de realidade mista criado em parceria com o Google e a Qualcomm. O dispositivo, que aposta na fusão entre o mundo físico e o digital, é o primeiro a rodar o Android XR, sistema projetado do zero para óculos e headsets inteligentes.
O Galaxy XR chega ao mercado dos Estados Unidos e da Coreia do Sul custando US$ 1.800, quase US$ 1.700 mais barato que o Apple Vision Pro, principal alvo da nova investida da Samsung. O headset usa o chip Snapdragon XR2+ Gen 2 da Qualcomm e vem com o assistente Gemini integrado, pronto para ajudar desde a navegação no sistema até dicas dentro de jogos.
O rival direto do Vision Pro
Em termos de experiência, o Galaxy XR faz praticamente tudo o que o Vision Pro faz — só que com o selo Android. O usuário enxerga o ambiente real pelas lentes “pancake” e pode sobrepor janelas virtuais, assistir vídeos ou mergulhar em experiências 100% imersivas. O controle é feito com gestos e rastreamento ocular, e há suporte para apps da Google Play com o selo “Made for XR”.
A tela entrega resolução 4K em micro-OLED com taxa de atualização de 90 Hz por olho, e o conforto parece ter sido prioridade: o headset é mais leve que o da Apple, mesmo com uma construção mais simples e um pack de bateria externo. A autonomia é de até 2,5 horas de uso, o suficiente para assistir a um filme (que não seja mais longo do que isso) dentro do “cinema virtual” do sistema.
Entre os destaques, está o recurso de espacialização automática de vídeos, que adiciona profundidade até em conteúdos 2D, e a função multi-view do YouTube, que permite assistir a quatro transmissões simultâneas — imagine acompanhar vários jogos de uma vez, por exemplo.
Realidade mista com foco em entretenimento
Embora o Galaxy XR possa ser usado para produtividade (há suporte a teclado, mouse e até PCVR), a Samsung aposta principalmente no entretenimento. O aparelho vem com o Explorer Pack, um pacote de benefícios que inclui 12 meses de YouTube Premium, Google AI Pro, NBA League Pass e o curta imersivo Asteroid, estrelado por Hailee Steinfeld e Ron Perlman.
Há ainda um foco empresarial, com ferramentas como o ShapesXR, voltadas para treinamentos e simulações industriais — como cirurgias, construção naval e coisas do tipo.
O lançamento marca o início de uma nova fase da realidade mista no ecossistema Android. E, se depender da Samsung e do Google, o Galaxy XR é só o começo: as empresas já deram pistas de que novos óculos inteligentes devem chegar em 2026, desenvolvidos em parceria com marcas como Warby Parker e Gentle Monster.
Crédito de imagens: Andrej Sokolow/picture alliance via Getty Images, Samsung.
Ver 0 Comentários