Quando se pensa sobre a "cidade do futuro" normalmente imaginamos carros voadores e uma convivência com a natureza, mas alguns lugares já podem ser considerados "do futuro", segundo uma pesquisa.
De acordo com o Índice Global de Inovação (GII) de 2025, publicado anualmente pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a cidade em Hong Kong, na China, Shenzhen já é considerada uma "cidade do futuro" por inúmeras caraterísticas listadas no ranking.
Essa pesquisa classifica os principais países e aglomerados de metrópoles com base em critérios que incluem padrões de investimento, progresso tecnológico, taxas de adoção e impacto socioeconômico geral.

No GII, a China entrou no Top 100 com 24 cidades e aglomerados, sendo Shenzhen a que levou a melhor ao redor do mundo. Aqui, habitantes respiram e utilizam tecnologia todos os dias e tudo na cidade é integrado, como o cartão Octopus, lançado em 1997, que pode ser usado para pagar transportes públicos até estacionamento e máquinas de venda.
Shenzhen também é a cidade natal de grandes corporações como a Huawei e a Tencent. Antes uma cidade de pescadores, o local mudou completamente por conta do planejamento do país para se tornar um grande hub de tecnologia.
Capa da matéria: Getty Images/Dogstar
Ver 0 Comentários