Em 2012, George Lucas cedeu a licença de Star Wars para a Disney por quatro bilhões de dólares; isso é o que ele pensa hoje sobre a saga

Após 13 anos, George Lucas faz um balanço honesto sobre o acordo de Star Wars com a Disney

George Lucas / Imagem: Lucasfilm
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1292 publicaciones de Victor Bianchin

“O maior erro da história do cinema” – descreve um dos principais comentários no vídeo do YouTube em que George Lucas sela o acordo de Star Wars com a Disney. Há 13 anos, o pai da nossa franquia de ficção científica favorita cedeu a licença de Star Wars para o conglomerado do Mickey. E isso é visto com extremo ceticismo por muitos fãs.

A maioria das histórias do novo cânone, em filmes e TV, continuou aquém das expectativas para inúmeros seguidores da comunidade Star Wars. Em especial, a trilogia de sequências gerou críticas severas devido a decisões criativas muito distintas, críticas essas que ainda não se dissiparam.

Mas o que George Lucas pensa pessoalmente sobre Star Wars hoje? A lenda do cinema, agora com 81 anos, foi questionada sobre isso em uma matéria do The Wall Street Journal. E o que se descobriu: ele não se arrepende de nada!

A Disney assumiu a licença e submeteu Star Wars à sua própria visão. É assim que funciona. Claro que eu encerrei isso. Afinal, eu tenho uma vida. Estou construindo um museu. E construir um museu é mais difícil do que fazer filmes.

Pela venda dos direitos de Star Wars, George Lucas recebeu em 2012 mais de quatro bilhões de dólares. Um bilhão desse total está agora dedicado ao mencionado museu — mais precisamente, o The Lucas Museum of Narrative Art, em Los Angeles.

A inauguração está prevista para 2026 e representa a homenagem pessoal de Lucas à arte da narrativa visual em todas as suas formas, desde pinturas rupestres até os filmes mais modernos. E sim, haverá também uma seção dedicada a Star Wars, embora Lucas a tenha incluído no museu de forma um tanto relutante:

Uma das 33 galerias será dedicada a Star Wars. E eu a incluí extremamente relutante. Não quero que as pessoas entrem no museu apenas para perguntar: “Onde está a parte de Star Wars?”

A saga Star Wars sob o domínio da Disney

Para a Disney, o acordo de Star Wars, apesar de todas as críticas, também se mostrou lucrativo. Em março de 2024, o conglomerado do Mickey revelou ter faturado mais de 12 bilhões de dólares com a saga desde 2012.

Agora, uma mudança na Lucasfilm está prevista para o próximo ano: aparentemente, a atual presidente Kathleen Kennedy está procurando um sucessor. Dave Filoni (Clone Wars, Rebels, Ahsoka) poderia ser um candidato. No entanto, ainda não foi tomada nenhuma decisão oficial a esse respeito.

O que vem a seguir para Star Wars?

Em 20 de maio de 2026, estreia o primeiro filme após o Episódio 9, com The Mandalorian & Grogu, nas telonas. Em 26 de maio de 2027, chega Star Wars: Starfighter, dirigido por Shawn Levy (Deadpool & Wolverine, Stranger Things), com Ryan Gosling no papel principal.

Após Andor: Temporada 2 — e com isso encerrando a até agora melhor série de Star Wars —, está prevista para o Disney Plus a segunda temporada de Ahsoka. Ainda não há uma data concreta para o lançamento.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Game Star.


Inicio