Testei o ChatGPT Atlas e uma coisa é clara: o Google tem muito com que se preocupar

O ChatGPT já era uma ameaça ao mecanismo de busca tradicional, mas com o Atlas ele pode mudar o jogo

Navegador do ChatGPT com IA integrada pode derrubar monopólio do Google | Imagem: Amparo Babiloni, Xataka
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

307 publicaciones de Igor Gomes

A OpenAI continua lançando novos produtos. Após a viralização dos vídeos do Sora 2, há algumas horas eles anunciaram o Atlas, o novo navegador com ChatGPT integrado que visa mudar a forma como navegamos e representa uma grande ameaça ao monopólio do Google. Tenho testado o Atlas com a versão gratuita do ChatGPT e estas são as minhas impressões. 

Adeus Google, olá ChatGPT

A IA está mudando a maneira como navegamos na internet, e o Atlas é o passo mais decisivo nessa direção. Assim que você abre o navegador, não há sinal do Google ou de um mecanismo de busca — apenas do ChatGPT. Podemos pesquisar no Google, mas ele fica um pouco escondido. 

Imagens: Amparo Babiloni, Xataka

Se, por exemplo, digitarmos "melhores filmes", veremos várias sugestões para completar nossa busca e, na parte inferior, a opção de pesquisar com o Google. Também podemos digitar ou colar uma URL e o site específico será aberto, mas o ChatGPT é o destaque da busca. 

O OpenAI não quer que você pesquise como fazia antes; ele quer que cada aba seja um prompt que abre a conversa ChatGPT correspondente. Vamos ver do que ele é capaz.

Pergunte ao ChatGPT

Um dos principais recursos é que, ao navegar por outras páginas, o ChatGPT está sempre disponível no botão no canto superior direito. Ao clicar nele, uma barra lateral é aberta, onde você pode verificar detalhes sobre a página que está visitando, como um resumo ou ajuda para entender melhor um conceito.

Imagem:  Amparo Babiloni, Xataka Ajudando-me a saber se o roteador será compatível com os que já tenho.

Este botão é especialmente útil, por exemplo, se estivermos fazendo compras. Podemos pedir detalhes específicos sobre um produto, e o ChatGPT fornecerá uma resposta contextualizada. Por exemplo, quero comprar um roteador adicional para adicionar ao meu sistema mesh, mas não tenho certeza se este modelo será compatível. Sem problemas, posso perguntar ao ChatGPT sem precisar sair da página.

Também podemos fazer outros tipos de perguntas, como se um par de sapatos é pequeno, entre outras. O site que eu estava consultando não tinha nenhum sapato no tamanho que a ChatGPT estava recomendando, então pedi a ela que encontrasse esse tamanho para mim em outras lojas. 

Ele fez isso, embora na primeira vez tenha sugerido diferentes modelos de Adidas Samba que não estavam disponíveis naquela cor. Tive que especificar que queria o modelo "Preto, Verde, Leopardo". Ele encontrou mais barato para mim.

Imagem: Amparo Babiloni, Xataka Espanha É um bom suporte na hora de organizar uma viagem.

Outro caso de uso é o planejamento de viagens. Embora o modo agente possa nos ajudar a reservar hotéis e pesquisar voos, ele está disponível apenas na versão Plus. Com a versão gratuita, também podemos aproveitar os recursos do ChatGPT na busca de viagens. 

No meu caso, eu estava procurando acomodações em Andorra para o feriado prolongado de dezembro, mas, considerando os preços e a baixa disponibilidade, pedi a ele que me indicasse outros destinos próximos a Valência, de carro. Você também pode perguntar sobre lugares para visitar ou restaurantes perto da acomodação.

Gerenciamento de memória e guias

O botão "Perguntar ao ChatGPT" é interessante, mas além de torná-lo mais acessível, não se distancia muito do que o ChatGPT já faz por si só. O mais legal é que o navegador tem memória, então podemos retornar às abas anteriores simplesmente usando texto natural. Chega de navegar pelo seu histórico procurando aquele site que você visitou, mas não lembra o nome.

Imagem: Amparo Babiloni, Xataka Espanha Muito útil para revisitar páginas.

No caso dos tênis, nem precisei me lembrar do nome do modelo específico; bastava dizer que eram de oncinha para ele entender. Se você não fornecer informações suficientes, ele pedirá mais informações, como a data em que você os viu ou se você se lembra de alguma imagem. Testei com exemplos mais complexos, sendo menos específico, e houve alguns em que ele não conseguiu localizar a página que eu pedi, mas, no geral, funciona muito bem.

Imagem: Amparo Babiloni, Xataka Finalmente posso fechar abas sem me preocupar em ter que procurar por elas.

Talvez o uso mais útil que encontrei para essa coisa da memória é que podemos pedir para ela abrir as abas que visitamos quando estávamos pesquisando um tópico específico. Precisei pedir duas vezes, mas consegui fazer com que ela abrisse todos os sites que visitei enquanto preparava um artigo. Também pode ser útil se, por exemplo, você estava olhando computadores algumas semanas atrás e quer revisitar todos os modelos que viu.

Outro uso prático, se você for um Diógenes digital como eu, é pedir para ele "limpar" suas abas abertas. Costumo abrir várias abas enquanto trabalho e deixá-las lá "só por precaução". Acabo com dezenas de abas abertas, muitas delas sem relação com o que estou trabalhando no momento. 

Enquanto escrevo estas linhas, pedi para fechar todas as abas que eu não estava usando no momento. O resultado é que passei de quase vinte abas para apenas seis. A RAM do meu computador agradeceu.

Dito isso, tive alguns problemas com esse recurso e, em várias ocasiões, ele travou ou me disse que eu havia fechado abas quando, na verdade, elas ainda estavam abertas. Se a IA é incrível, é claro que os navegadores com IA também serão.

E minha privacidade?

Por padrão, o ChatGPT vê tudo o que fazemos no navegador. É ótimo para resumir uma página ou esclarecer um conceito, mas talvez não queiramos que ele veja conteúdo sensível, como nosso gerenciador de senhas ou o site do nosso banco.

Imagem: Amparo Babiloni, Xataka Espanha Se quisermos ocultar uma página do ChatGPT, temos que fazer isso manualmente.

Para impedir que o ChatGPT espione determinados dados, você deve clicar no ícone à esquerda da barra de endereço e configurá-lo manualmente. Dessa forma, embora o botão "Perguntar ao ChatGPT" ainda esteja acessível, se você perguntar algo, ele não conseguirá entender o contexto da página. Você também tem a opção de desativar as memórias ou usar o modo anônimo se não quiser que ele se lembre de detalhes específicos sobre os sites que você visita. 

Outro aspecto a ter em mente é que, por padrão, o Atlas usará alguns dados para treinar o modelo. A boa notícia é que isso pode ser desativado e não inclui histórico da web ou gravações de voz, embora você também possa compartilhá-los, se desejar.

O Atlas tem espaço para melhorias, mas já é a maior ameaça ao domínio do Chrome.

Eu já era usuário do Comet, o navegador da Perplexity, então o Atlas também não me pareceu uma revolução, pelo menos usando a versão gratuita. Não estou dizendo que não seja uma proposta interessante; é. Mas é verdade que, por estar familiarizado com outro navegador semelhante, não experimentei o mesmo efeito "uau".

Assim como o Comet, ele tem uma curva de aprendizado, especialmente quando se trata de distinguir entre usar o ChatGPT, pesquisar no Google ou acessar uma URL. Obviamente, o objetivo do Atlas é sempre fazer com que você converse com o ChatGPT, e ele faz isso muito bem. Muitas vezes, quando eu queria ver os resultados do Google, acabava conversando com o chatbot porque a opção aparecia por último.

O ChatGPT costuma ser enganoso e não é 100% confiável. Por extensão, o Atlas também não é.

Ter o ChatGPT à mão em qualquer página é muito útil e, nas horas que o testei, funcionou muito bem para entender o contexto, especialmente quando pedi para encontrar as abas que visitei. No entanto, o ChatGPT costuma enganar e não é 100% confiável. Por extensão, o Atlas também não é. Por exemplo, quando perguntei sobre a compatibilidade com roteadores, não me forneceram nenhum link para comprovar suas alegações.

Considerando suas limitações, o Atlas é um navegador muito completo, mesmo em sua versão gratuita, e tem como grande vantagem sua inteligência artificial, que possui a maior base de usuários do mercado. Muitas pessoas já usam o ChatGPT como se fosse um mecanismo de busca, e já vimos que o ChatGPT Search foi um grande problema para o Google. A transformação do ChatGPT em um navegador aumenta ainda mais a ameaça ao domínio do Google Chrome. Além disso, o navegador é baseado no Chromium, então podemos instalar todas as extensões que temos no Chrome sem problemas.

O Google já tomou medidas para integrar a IA em sua busca com o AI Overview e recentemente integrou o Gemini ao Chrome, mas se não se apressar para disponibilizá-lo a todos, o OpenAI o ultrapassará na direita. O que está claro é que, seja o Atlas, o Comet ou o futuro Chrome, a navegação está prestes a mudar para sempre.





Inicio