De 2010 a 2025: todas as gerações do iPad, o tablet da Apple

Todos os modelos e versões do tablet mais famoso de todos

Crédito de imagem: Apple
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
joao-paes

João Paes

Redator
joao-paes

João Paes

Redator

Escreve sobre tecnologia, games e cultura pop há mais de 10 anos, tendo se interessado por tudo isso desde que abriu o primeiro computador (há muito mais de 10 anos). 

24 publicaciones de João Paes

Já são mais de 30 versões diferentes de iPad lançadas desde 2010, quando o tablet da Apple apareceu e criou todo um novo seguimento. Relembre todos os modelos de iPad que já existiram.

Todas as versões de iPad em ordem de lançamento

iPad (primeira geração) - 3 de abril de 2010

Crédito de imagem: Apple

O primeiro iPad foi revelado por Steve Jobs em janeiro de 2010, com a promessa de oferecer uma experiência maior para aqueles que buscam algo além do iPhone. O dispositivo oferecia uma tela de 9,7", com o processador Apple A4 atuando como SOC. No total, mais de 15 milhões de unidades foram vendidas antes do modelo de 2ª geração, que chegou 11 meses depois.

iPad (2ª geração) - 11 de março de 2011

Crédito de imagem: Apple

O iPad (2ª geração) manteve a mesma aparência e tamanho de tela do seu antecessor, mas incluiu novos recursos. Este modelo de 2ª geração introduziu uma câmera no iPad pela primeira vez, com uma câmera frontal e uma traseira incluídas. Além disso, este modelo foi o primeiro a oferecer cores diferentes. Uma opção preta ou branca estava disponível para escolher, além do novo acessório Smart Folio.

iPad (3ª geração) - 16 de março de 2012

Crédito de imagem: Apple

O iPad (3ª geração) deu grandes saltos à frente com a tela Retina Display, que forneceu visuais que pareciam tremendamente melhores do que qualquer iPad anterior. Uma nova atualização também foi feita na câmera para permitir captura de vídeo 1080p, com o chip A5X alimentando o dispositivo. Além disso, os modelos celulares adicionaram suporte para dados LTE, um grande salto do 3G. Este modelo durou apenas sete meses no mercado e tem a menor vida útil de qualquer dispositivo Apple iOS até hoje.

iPad (4ª geração) - 2 de novembro de 2012

Crédito de imagem: Apple

Poucos meses depois, a Apple lançou o iPad 4. Em uma grande mudança, este modelo abandonou o conector de 30 pinos em favor da porta Lightning pela primeira vez. Usando o novo Retina Display, a câmera frontal foi atualizada para 1,2 megapixels, oferecendo captura em HD. Alimentado pelo A6X, este também foi o último iPad a oferecer um processador de 32 bits. Este novo chip também teve um desempenho mais frio do que o A5X, o que deixou menos casos em que a parte traseira do dispositivo ficaria quente ao toque.

iPad Mini (1ª geração) - 2 de novembro de 2012

Crédito de imagem: Apple

A primeira geração do iPad Mini foi revelada em 2012 como um dispositivo novo e menor que ainda continha todos os recursos essenciais do iPad. A tela de 7,9 polegadas é menor do que a tela de 9,7 polegadas do iPad tradicional, mas ainda fornece a mesma resolução e qualidade. A maior parte da tecnologia interna que a Apple utilizou para alimentar o dispositivo se assemelha muito ao iPad 2, com o chip principal A5 como SOC.

iPad Air (1ª geração) 1 de novembro de 2013

Crédito de imagem: Apple

O iPad Air foi a primeira grande revisão do iPad desde 2011, com um novo design mais fino criado para tornar o dispositivo mais confortável de segurar. A moldura da tela foi encolhida para se assemelhar ao iPad Mini, mantendo a tela familiar de 9,7 polegadas. Alguns dos novos recursos incluíam uma câmera frontal de 720p, a câmera traseira iSide e uma redução significativa no peso.

iPad Mini 2 - 12 de novembro de 2013

Crédito de imagem: Digital Trends Crédito de imagem: Digital Trends

O iPad Mini 2 tem exatamente o mesmo design que o iPad Mini por fora, mas houve inúmeras melhorias feitas internamente. O Mini 2 apresentou uma Retina Display atualizado e o A7 SOC para visuais e desempenho aprimorados. Isso se assemelhava muito aos internos do iPad Air e do iPhone 5S.

iPad Mini 3 - 22 de outubro de 2014

Crédito de imagem: Apple

O iPad Mini 3 utilizou o mesmo hardware e design dos modelos anteriores do iPad Mini, mas este dispositivo incluiu o Touch ID pela primeira vez. Isso tornou o Apple Pay uma possibilidade no iPad Mini. Além disso, várias opções de armazenamento estavam disponíveis pela primeira vez: 16 GB, 64 GB e 128 GB.

iPad Air 2 - 22 de outubro de 2014

Crédito de imagem: Apple

O iPad Air 2 entrou em cena junto com o iPad Mini 3 como o novo iPad carro-chefe. Mais uma vez, o dispositivo ficou mais fino e leve que o iPad Air, com o Apple A8X fornecendo velocidades extremamente rápidas na época. A câmera traseira recebeu uma atualização para permitir captura de vídeo em câmera lenta e fotos em sequência, e a câmera frontal melhorou a quantidade de luz capaz de ser capturada em vídeo. Também vale a pena notar que o iPad Air 2 removeu o botão de mudo na lateral pela primeira vez, o que fez com que os usuários silenciassem o dispositivo a partir do Control Center.

iPad Mini 4 - 9 de setembro de 2015

Crédito de imagem: Apple

O iPad Mini 4 refletiu a maioria das mudanças e atualizações de hardware que a Apple implementou no iPad Air 2, mas agora disponível em um formato menor. Este modelo foi o primeiro iPad Mini a sacudir as coisas com design, pois cresceu em altura e largura. No entanto, o tamanho da tela permaneceu o mesmo em 7,9 polegadas.

iPad Pro (1ª geração) modelo de 12.9" - 11 de novembro de 2015

Crédito de imagem: Apple

Em 2015, a Apple lançou uma nova linha de iPads - o iPad Pro de primeira geração. Alimentado pelo Apple A9X, este dispositivo foi de longe o iPad mais poderoso já criado. O iPad Pro também foi o primeiro iPad a suportar o Apple Pencil, um dispositivo usado para desenhar e escrever sem esforço na tela do iPad. Isso foi uma virada de jogo para artistas.

iPad Pro (1ª geração) modelo de 9.7" - 31 de novembro de 2016

Crédito de imagem: Apple

Poucos meses após o lançamento do modelo de 12,9", a Apple lançou o iPad Pro de 9,7". Este modelo manteve a maioria dos mesmos recursos e hardware do modelo maior, mas com uma tela menor. No entanto, este modelo menor oferece apenas 2 GB de RAM em comparação com os 4 GB do modelo maior. Uma das novas ofertas do modelo de 9,7" foi a opção de Rose Gold como cor.

iPad (5ª geração) - 24 de março de 2017

Crédito de imagem: Apple

O iPad (5ª geração) marcou o retorno da linha padrão do iPad após cinco anos. O Apple A9 alimenta este dispositivo, com 2 GB de RAM para suportar aplicativos. Uma das principais melhorias que a Apple fez do iPad Air 2 foi uma tela mais brilhante, com este modelo apresentando uma tela 25% mais brilhante do que os iPads anteriores. A Apple também optou por precificar este como um modelo de entrada, o que permitiu que mais consumidores entrassem no mundo do iPad.

iPad Pro (2ª geração) - 13 de junho de 2017

Crédito de imagem: Apple

Um ano após o primeiro iPad Pro, a Apple lançou a 2ª geração, que incluiu o novo processador A10X Fusion. Além disso, o modelo de 9,7" foi atualizado para 10,5", fornecendo aos usuários uma tela maior para visualizar conteúdo, artigos e muito mais. A maior atualização com o iPad Pro (2ª geração) foi a tela, que suportava Dolby Vision, HDR10 e oferecia uma taxa de atualização de 120 Hz.

iPad (6ª geração) - 27 de março de 2018

Crédito de imagem: Apple

O iPad de 6ª geração foi lançado apenas um ano depois do modelo anterior, com algumas melhorias de desempenho com o novo chip A10. A Apple optou por adicionar suporte ao Apple Pencil para iPads de nível de entrada pela primeira vez com este modelo, o que permitiu que este modelo fosse altamente procurado como um bom iPad para estudantes.

iPad Pro (3ª geração) - 7 de novembro de 2018

Crédito de imagem: Apple

O iPad Pro (3ª geração) abandonou o botão home pela primeira vez, atuando como o primeiro iPad a oferecer Face ID em substituição ao Touch ID. O novo Apple Pencil estreou junto com este modelo, permitindo que os usuários prendam magneticamente o item na lateral do dispositivo para armazenamento e carregamento. Mais uma vez, o modelo menor recebeu uma tela um pouco maior, passando de 10,5" para 11".

iPad Mini (5ª geração) - 18 de março de 2019

Crédito de imagem: Apple

Quatro anos após o iPad Mini 4, a Apple lançou uma atualização do amado modelo menor do iPad. Embora o design tenha permanecido o mesmo, os componentes internos do iPad Mini (5ª geração) foram amplamente melhorados em relação aos seus antecessores. Um True Tone Retina Display é utilizado no dispositivo, com outras atualizações, incluindo 3 GB de RAM, suporte para Apple Pencil e suporte para Bluetooth 5.0.

iPad Air (3ª geração) - 18 de março 2019

Crédito de imagem: Apple

A 3ª geração do iPad Air foi lançada no início de 2019, cinco anos após o modelo anterior do iPad Air. Este dispositivo era muito semelhante ao modelo menor do iPad Pro, apresentando uma tela de 10,5 polegadas e um A12 Bionic SOC. A Apple também incluiu uma câmera de 7 megapixels para substituir a câmera de 1,2 MP do desatualizado iPad Air 2. Junto com essas adições, o suporte a Bluetooth 5.0 e Apple Pencil também foi adicionado para fornecer paridade de recursos em toda a linha do iPad.

iPad (7ª geração) - 25 de setembro de 2019

Crédito de imagem: Apple

O iPad (7ª geração) melhorou muito a tela do seu antecessor, com uma tela Retina maior de 10,2 polegadas. No entanto, o processador permaneceu praticamente o mesmo, passando do A10 para o A10 Fusion. Isso deixou muitos desejando mais ganhos de desempenho. Além disso, um conector de teclado inteligente foi adicionado à parte traseira para permitir que acessórios sejam usados ​​com este modelo.

iPad Pro (4ª geração) - 25 de setembro de 2020

Crédito de imagem: Apple

O iPad Pro 2020 utilizou o processador A12Z para fornecer velocidades muito mais rápidas do que o iPad Pro (3ª geração). A RAM foi aumentada nesses modelos, passando de 4 GB para 6 GB. Um dos principais acessórios do iPad que a Apple lançou para este dispositivo foi o Magic Keyboard, que forneceu uma função de trackpad e mouse para o iPad. Ele foi lançado com o novo iPadOS, uma versão modificada do iOS feita sob medida para o iPad.

iPad (8ª geração) - 18 de setembro de 2020

Crédito de imagem: Apple

O iPad (8ª geração) oferecia a mesma tela de 10,2 polegadas encontrada nos modelos de 7ª geração, mas agora trazia uma grande atualização de desempenho. O A10 Fusion foi substituído pelo A12, fornecendo velocidades até 40% mais rápidas do que seu antecessor. Comparado aos outros modelos de iPad no mercado, muitos sentiram que as grandes molduras davam uma sensação de idade, mas este modelo de entrada provou ser bem-sucedido para a Apple.

iPad Air (4ª geração) - 23 de outubro de 2020

Crédito de imagem: Apple

O iPad Air 4 fez grandes mudanças na linha iPad Air. Primeiro e mais importante, a tela foi completamente retrabalhada, eliminando o botão home e esticando a tela para 10,9 polegadas. O Touch ID permaneceu como o recurso de acesso principal, mas foi movido para o botão de descanso, já que o botão home foi removido completamente. Além disso, grandes atualizações foram feitas na câmera, com uma nova câmera traseira de 12 megapixels implementada em vez da câmera de 8 MP do iPad Air 3.

iPad Pro (5ª geração) - 21 de maio de 2021

Crédito de imagem: Apple

O iPad Pro (5ª geração) foi um grande salto para o modelo principal do iPad, com o M1 SOC implementado dentro do dispositivo. Usado anteriormente para MacBook, este processador é capaz de executar dezenas de tarefas que os iPads anteriores não conseguiam nem chegar perto. Junto com esta atualização, a Apple também mudou a tela para mini LED Liquid Retina XDR. Isso forneceu uma imagem muito mais vívida, que é perceptível em filmes, vídeos e imagens.

iPad (9ª geração) - 24 de setembro de 2021

Crédito de imagem: Apple

O iPad (9ª geração) foi o destino final para muitos recursos importantes. Este foi o último iPad a apresentar um conector para fones de ouvido, botão home e conector Lightning. Utilizando o A13 Bionic, o novo iPad ofereceu um aumento significativo no desempenho nos jogos, aplicativos e muito mais mais recentes quando comparado ao iPad de 8ª geração. Este modelo também apresentou uma nova câmera frontal de 12 megapixels, que utilizou o novo recurso Centre Stage para manter automaticamente os objetos no quadro durante a videochamada.

iPad Mini (6ª geração) - 24 de setembro de 2021

Crédito de imagens: Apple

A 6ª geração do iPad Mini trouxe a maior mudança de design até agora. A tela foi reformada para combinar com os modelos mais novos do iPad Pro e iPad Air, que removem o botão home para oferecer uma tela perfeita. Melhorias notáveis ​​incluem o tamanho da tela, que cresceu para 8,3 polegadas, e a adição da porta USB-C em vez do conector lightning.

iPad Air (5ª geração) - 18 de março de 2022

Crédito de imagem: Apple

O iPad Air (5ª geração) foi lançado com uma atualização inacreditável para seus componentes internos: o M1 incrivelmente rápido foi incluído, o que proporcionou velocidades até 60% mais rápidas do que o iPad Air de 4ª geração. Este modelo no geral não incluiu muitos recursos novos fora de uma porta USB-C atualizada para velocidades de transferência mais rápidas e uma câmera frontal de 12 MP.

iPad (10ª geração) - 26 de outubro de 2022

Crédito de imagem: Apple

O iPad (10ª geração) trouxe o modelo de nível de entrada em linha com o novo design fino do iPad que apareceu pela primeira vez no iPad Pro. O botão home foi totalmente removido, permitindo que a Apple esticasse a tela para 10,9 polegadas. Alguns dos principais recursos incluíam um Liquid Retina Display, o A14 Bionic, alto-falantes de paisagem com vários microfones e recursos 5G. Além disso, o suporte para gravação de vídeo 4K foi implementado. No entanto, no final das contas, as melhorias em relação ao iPad de 9ª geração foram bastante limitadas.

iPad Pro (6ª geração) - 26 de outubro de 2022

Crédito de imagem: Apple

O iPad Pro (6ª geração) atualizou o M1 para o mais poderoso M2. Os novos recursos para esta atualização incluem suporte a Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e Smart HDR 4. No geral, esta atualização trouxe atualizações mínimas, mas satisfatórias, para o dispositivo premium.

iPad Air (6ª geração) - 15 de maio de 2024

Crédito de imagem: Apple

Este iPad Air trouxe muitas mudanças e atualizações, com um novo modelo de 13 polegadas disponível pela primeira vez. A Apple atualizou o M1 do modelo de 5ª geração para o M2, o que é uma atualização significativa com maior desempenho de CPU e GPU. Opções de armazenamento de 128 GB a 1 TB estão disponíveis, e a Apple até atualizou o iPad Air para oferecer conectividade Wi-Fi 6E.

iPad Pro (7ª geração) - 15 de maio de 2024

Crédito de imagem: IGN Crédito de imagem: IGN

Pode ser difícil ver as diferenças entre o iPad Pro (7ª geração) e o iPad Pro (6ª geração), mas a Apple incluiu muitos recursos novos e valiosos no modelo mais recente. Primeiro, o chip M2 já se foi há muito tempo — o M4 está aqui. Este é o primeiro dispositivo disponível com o processador, e ele não decepciona. Além disso, o iPad Pro (7ª geração) utiliza uma tela OLED pela primeira vez, o que é uma grande atualização em relação à tela mini LED da geração anterior.

iPad (11ª geração) - 12 de março de 2025

Crédito de imagem: Apple

Quase três anos desde o último iPad (10ª Geração), a Apple anunciou discretamente a mais nova atualização para seu tablet principal: O iPad (11ª Geração). As principais atualizações incluem o dobro da quantidade de armazenamento inicial e um chip A16 Bionic mais poderoso, que a Apple afirma ser "30% mais rápido do que a geração anterior". Curiosamente, o novo iPad não tem qualquer sinal da Apple Intelligence, que esteve na vanguarda dos anúncios mais recentes da gigante da tecnologia.

iPad Air (7ª Geração) - 12 de março de 2025

Crédito de imagem: Apple

Juntamente com o iPad de 11ª geração, a Apple também anunciou outra atualização de especificação para seu tablet básico. O mais novo iPad Air chega menos de um ano após a geração anterior e possui um processador M3, mais forte que o M2 nos modelos anteriores, embora não tão poderoso quanto o M4 do iPad Pro. Ao contrário do novo iPad, esses modelos iPad Air já possuem a Apple Intelligence. O iPad Air de 7ª geração possui modelos de 11 e 13 polegadas em quatro cores diferentes.

iPad Pro (8ª Geração) - 22 de outubro de 2025

Crédito de imagem: Apple

O iPad Pro da 8ª geração aposta no chip proprietário Apple M5 — com até 10-core na CPU/GPU e Neural Engine de 16 núcleos. Mantém o design de 11″ e 13″ com tela Ultra Retina XDR-OLED (com picos de brilho em HDR de até 1.600 nits) e conjunto mais fino — 5,3 mm no modelo de 11″ e 5,1 mm no de 13″. Internamente, traz melhorias como memória unificada mais rápida (a partir de 12 GB em modelos básicos), SSDs com velocidades até 2× maiores e conectividade de ponta: Wi-Fi 7 via chip N1 e modem C1X para modelos celulares.


Inicio