Nunca tinha reparado que os cabos Ethernet têm cores diferentes; não é só para decoração: cada uma tem o seu próprio significado

A cor dos cabos Ethernet não é meramente estética, mas também não indica seu desempenho

Nunca tinha reparado que os cabos Ethernet têm cores diferentes. Não é só para decoração; cada uma tem o seu próprio significado.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Em 2025, o Wi-Fi estará praticamente em todos os lugares, mas eu sempre levo um cabo Ethernet e um hub na minha mochila do laptop porque, bem, nunca se sabe. Também tenho minha Smart TV conectada. Quais cabos Ethernet eu escolhi? Dois que eu já tinha: o amarelo é para usar em deslocamentos e o azul é para conectar à TV. Também já vi alguns cabos Ethernet rosa bem bonitos. Surpresa: os cabos Ethernet vêm em cores diferentes, e não é só por estética.

A ideia de que os cabos Ethernet são coloridos sem motivo aparente não é tão estranha; afinal, o mesmo acontece com as portas USB. E observe que estou falando da cor externa; não tem nada a ver com o código de cores dos fios trançados internos (que estão relacionados a parâmetros como conectividade e transmissão de sinal). Curiosamente, a cor dos cabos Ethernet não tem nada a ver com o seu desempenho.

Por que os cabos Ethernet vêm em cores diferentes?

Ao contrário do que você pode pensar, as diferentes cores dos cabos Ethernet não implicam características diferentes, como velocidade de transmissão, mas sim servem para melhor organização. Pode parecer trivial, mas se você tiver uma infraestrutura de tamanho considerável, por exemplo, em um data center ou escritório, essa diferença de cor ajuda a equipe técnica a identificar a função de cada cabo.

Na verdade, os cabos Ethernet, geralmente, seguem um sistema intuitivo de codificação por cores, semelhante a um semáforo. Por exemplo, o vermelho costuma ser designado para conexões críticas que devem estar sempre operacionais e nunca desconectadas. E, embora seu propósito seja para profissionais, usar esse sistema para cabos Ethernet é uma boa ideia para identificá-los rapidamente e evitar ter que se perder na complexa rede de conexões. Se algo parar de funcionar, ir até o roteador para desconectá-lo será mais rápido.

É verdade que alguns fabricantes também usam cores para diferenciar categorias de cabos, mas estas também podem indicar o comprimento do cabo e até mesmo o tipo de sinal. Além disso, em grandes instalações, alguns até usam cores diferentes para indicar o ano de instalação. Em todo caso, o principal objetivo é tornar a instalação e a manutenção dos cabos mais rápidas e menos confusas.

No entanto, não existe um padrão universal para as cores dos cabos Ethernet, então a escolha depende muito da organização, do fornecedor ou do instalador responsável por sua utilização. Ainda assim, os esquemas de cores mais comuns são:

  • Azul: conexões de rede gerais padrão, como computadores;
  • Amarelo: dispositivos PoE (Power over Ethernet) que recebem energia através do cabo, como câmeras IP ou pontos de acesso;
  • Preto/cinza: conexões gerais em residências e escritórios, por exemplo, roteador-modem ou console-switch;
  • Vermelho: conexões críticas, como servidores, firewalls ou segmentos de alta segurança;
  • Verde: conexões diretas entre dispositivos similares ou sistemas de automação residencial;
  • Laranja/roxo: funções especiais, como testes, conexões externas e VLANs para convidados.
Foto de Ann H Foto de Ann H

Como esses significados não são padronizados, se você estiver lidando com uma infraestrutura de grande escala, é melhor consultar a documentação antes de conectar um cabo.

Portanto, a cor dos cabos Ethernet não indica suas capacidades, mas sim seus usos. No entanto, os cabos Ethernet são classificados por categorias (Cat 5, Cat 5e, Cat 6, Cat 6a, Cat 7, Cat 8), cada uma com diferentes velocidades e larguras de banda específicas. Como saber a categoria de um cabo? Esqueça a cor e concentre-se no texto impresso na lateral.

Texto original de: Eva R. de Luis

Imagem de capa | Jan Antonin Kolar no Unsplash

Inicio