Tendências do dia

Se você tem um cabo de TV conectado ao seu quarto, você tem um tesouro: veja como transformá-lo em uma rede Ethernet de alta velocidade.

Em muitas casas, temos saídas de cabos coaxiais que podem ser facilmente transformadas em redes Ethernet.

Cabos coaxiais podem levar conexão de internet a outros cômodos | Imagem: CNBINGO na Amazon
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

229 publicaciones de Igor Gomes

Na hora de levar conexão de internet a todos os cômodos da casa, o ideal é ter uma boa instalação padrão baseada em cabos Ethernet , mas como isso nem sempre é possível, costumamos utilizar sistemas sem fio com WiFi , que são mais simples e rápidos de usar.

Também podemos preferir usar uma conexão cabeada, utilizando os recursos que já temos implementados e instalados em casa. Para isso, podemos optar pelos populares adaptadores PLC , que utilizam a rede elétrica da casa para enviar informações, ou por outra opção menos conhecida que utiliza cabos coaxiais clássicos.

Usando cabo de antena para levar internet aos quartos

Muitas casas hoje possuem algum tipo de instalação interna que permite a transmissão do sinal de televisão TDT da antena externa para um ou mais cômodos da casa, utilizando cabos que atravessam os diferentes espaços da casa e que antigamente eram dispostos em ranhuras. Trata-se de cabos coaxiais , que também eram usados por algumas operadoras de telefonia para levar a internet às nossas casas antes da introdução da fibra óptica.

A ideia é poder aproveitar esses cabos , que muitas vezes conectam diretamente vários cômodos à sala de estar ou sala de estar, para ter outro meio físico através do qual transmitir a conexão de internet. Para isso, existem diversos adaptadores coaxiais Ethernet no mercado que podem criar uma rede local sem a necessidade de novos cabos, criando assim uma espécie de extensor Ethernet ponto a ponto que alcança diferentes cômodos.

Esses adaptadores são normalmente dispositivos pequenos e compactos, do tamanho de um CLP, e praticamente não oferecem opções de configuração ou gerenciamento . Basta conectá-los à tomada, à energia e começar a funcionar.

Existem modelos com diferentes capacidades de transmissão, sendo os mais comuns aqueles limitados a uma conexão Ethernet de 100 Mbps (que na prática passarão a sincronizar a uma velocidade menor devido às perdas) e que estão focados em instalações de câmeras de segurança ou equipamentos que não necessitem de muita largura de banda, embora sejam mais que suficientes para a maioria das atividades que lhes pedimos, como navegar, reproduzir vídeos em Full HD, jogar, etc.

Além disso, também existem modelos mais avançados que prometem maiores velocidades de sincronização e transmissão de dados com cifras que superam o gigabit e que em alguns dispositivos específicos chegam a 2,5 Gbps, por isso são recomendados para usos intensivos de rede quando queremos mover frequentemente grandes quantidades de dados.

O que devo considerar antes de comprar um desses adaptadores?

A principal desvantagem desses dispositivos é que nem todas as casas estão equipadas para seu funcionamento adequado, pois exigem cabeamento coaxial direto entre as duas extremidades da rede que estamos criando. Se houver divisores de sinal, amplificadores e similares, que são muito comuns para transmitir o sinal de TV para diferentes áreas da casa, o desempenho pode cair consideravelmente ou podemos não conseguir estabelecer a rede Ethernet .

Portanto, antes de comprar qualquer coisa, é uma boa ideia revisar sua instalação e verificar se há fiação direta entre os cômodos para onde você deseja transmitir o sinal , sem divisores ou outros equipamentos intermediários que possam interferir na rede Ethernet. E, se necessário, é uma boa ideia remover esses divisores, se possível, para evitar perda de sinal.

Você também precisa considerar o tipo de uso para o qual usará o adaptador, pois existem modelos projetados especificamente para transmitir sinais de câmeras de segurança IP que são mais acessíveis, mas oferecem menos recursos. Se você deseja uma rede Ethernet de ponta, precisará procurar um adaptador projetado especificamente para esse tipo de uso, o que aumentará seu preço.

Também é uma boa ideia avaliar com antecedência quantos conectores você precisará . Existem modelos com uma única tomada coaxial em cada adaptador e outros que permitem múltiplas tomadas, por exemplo, para transmitir simultaneamente o sinal Ethernet para a TV, além do quarto, se você quiser continuar tendo acesso à TDT em toda a casa.

Também é comum incluir algum tipo de sistema de filtragem de interferências de outros serviços que possam estar usando o mesmo cabo coaxial, como os modems a cabo oferecidos por algumas operadoras de telefonia. Se você tiver um desses, é uma boa ideia ter esse tipo de filtro.

Modelos interessantes

Comtrend GCA-6000 Powerline

Este modelo Comtrend GCA-6000 é um dos poucos modelos de "marca" à venda e consiste em um conjunto de dois dispositivos que prometem velocidades de até 1200 Mbps . Cada adaptador possui duas entradas coaxiais , uma para manter o sinal de TV, uma saída Ethernet e uma tomada. 

ScreenBeam Moca 2.5

Outra opção interessante é este modelo Screen Beam , que promete velocidades de sincronização de até 2,5 Gbps , embora a porta Ethernet seja limitada a 1 Gbps. É um kit com tudo o que você precisa, incluindo dois adaptadores, cabos coaxiais e Ethernet, caso precise.

Adaptador GoCoax Moca 2.5

Outra opção é este modelo GoCoax , que também possui capacidade de sincronização de 2,5 Gbps e, desta vez, uma porta Ethernet com essa velocidade. Neste caso, é um modelo independente, então você precisará comprar pelo menos dois idênticos para configurar a rede.

LINOVISION POE sobre cabo coaxial

Este conversor POE IP sobre Coaxial da LINOVISION pode ser usado para atualizar um sistema de vigilância analógico existente para um novo modelo IP, utilizando o cabo coaxial existente . Ele atua como MoCA (Multimídia sobre Coaxial) em uma conexão ponto a ponto , transmitindo sinais de vídeo/áudio/dados/controle através de um cabo coaxial, como se fosse usado com par trançado, com velocidade máxima de até 100 Mbps .

Inicio