Até agora, vivemos na era do petróleo; com as energias renováveis ​​e a inteligência artificial, já entramos na era da eletricidade

  • A demanda por eletricidade está crescendo mais rápido do que a de qualquer outra forma de energia;

  • A Agência Internacional de Energia destaca que a energia se tornou um elemento central nas disputas geopolíticas de poder

Imagens | Pexels
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

O relatório mais recente da Agência Internacional de Energia (AIE) sobre as perspectivas energéticas globais alerta para fragilidades na segurança energética que vão muito além do gás e do petróleo. Minerais críticos, essenciais para a fabricação de baterias e motores, entre muitas outras coisas, bem como para a defesa e a inteligência artificial, tornaram-se o calcanhar de Aquiles das cadeias de suprimentos globais. 

Porém, em meio a todas as previsões, há um sinal promissor: a energia solar lidera o crescimento em todos os cenários da AIE, com um aumento maior do que o de qualquer outra fonte de energia.

Continuamos consumindo muito petróleo e gás, mas já existem outros atores

O relatório anual "World Energy Outlook 2025" destaca que a energia se tornou um elemento central nas disputas geopolíticas de poder, e, portanto, um dos desafios econômicos e de segurança mais significativos da nossa época.

Na Espanha, por exemplo, isso foi percebido após o apagão em massa, e muitas regiões enfrentam enorme instabilidade em suas cadeias de suprimentos de energia. A AIE alerta que a demanda por eletricidade está crescendo mais rápido do que a de qualquer outra forma de energia. Atualmente, a eletricidade representa apenas cerca de 20% do consumo global de energia, mas alimenta mais de 40% da economia mundial.

Esse crescimento se deve, em parte, aos centros de dados, à inteligência artificial e à eletrificação em setores como transporte, aquecimento e manufatura. A energia solar, por sua vez, está vivenciando um crescimento sem precedentes em todo o mundo.

Imagens | Pexels

Como exemplo, a capacidade fotovoltaica instalada na Espanha ultrapassou a energia eólica, atingindo 32 MW, segundo dados de fevereiro de 2025 da Red Eléctrica. Esse número representa um aumento de 22,8% até 2024, consolidando a energia solar como a tecnologia de crescimento mais rápido no país e parte fundamental da matriz energética nacional.

Fatih Birol, Diretor Executivo da AIE (Agência Internacional de Energia), acredita que essa tendência está se acelerando: 

"No ano passado, dissemos que o mundo estava caminhando rapidamente para a Era da Eletricidade, e hoje está claro que ela já chegou".

Mas isso não significa que estamos caminhando para um mundo com menos emissões de CO2. A própria agência prevê que a demanda por combustíveis e petróleo bruto poderá continuar crescendo até 2050 e, de fato, o consumo global de petróleo atingiu um recorde no ano passado, ultrapassando 100 milhões de barris por dia. A Índia contribuiu significativamente para esse recorde.

Encontre o carro elétrico ideal para você

Imagens | Pexels

Se você já pensou em comprar um carro elétrico, isto pode te interessar: um recomendador personalizado de carros elétricos. Com ele, além de ver modelos que atendem às suas necessidades, você encontrará respostas para suas perguntas mais importantes, como preço, autonomia e pontos de recarga próximos.

Imagens | Pexels

Inicio