Adaptações de videogames para o cinema
Historicamente, as adaptações de videogames nunca foram particularmente bem-sucedidas, já que todo o charme de uma aventura interativa desaparece no momento em que é transposta para a tela grande. Na maioria das vezes, o culpado é um roteiro que se distancia demais do produto original, com, é claro, algumas falas que seriam melhor aproveitadas em uma cena de erros de gravação, e um formato que exige condensar uma história que dura dezenas de horas em 120 minutos ou menos.
Entre 'Assassin's Creed', 'Borderlands', 'Warcraft' e as inúmeras adaptações de 'Resident Evil', é difícil encontrar uma joia nessa categoria de filmes.
É claro que existem algumas exceções à regra, mesmo que estas geralmente se apresentem na forma de adaptações para a televisão, e não para o cinema. 'Arcane', 'Fallout' e 'The Last of Us', por exemplo, obtiveram considerável sucesso nos últimos anos.
No entanto, no mundo do cinema, é bastante difícil encontrar um filme que agrade a todos os fãs, como ilustram as notas de 52% e 55% de 'Tomb Raider' no Rotten Tomatoes. E mesmo que esta adaptação de uma saga icônica de videogames não seja perfeita, tem o mérito de ser divertida.
Viaje para Yamatai antes que a ilha desapareça
Ao longo dos anos, a franquia 'Tomb Raider' expandiu-se para além da indústria dos videogames, oferecendo filmes e séries com diferentes graus de impacto. Depois de Angelina Jolie, que interpretou a personagem principal em 'Lara Croft: Tomb Raider' e sua sequência, 'A Origem da Vida', Alicia Vikander assumiu o papel em 2018 com 'Tomb Raider', um longa-metragem dirigido por Roar Uthaug.
Baseado no reboot da série de videogames, mais especificamente em 'Tomb Raider', o primeiro jogo da saga, com alguns elementos emprestados de 'Rise of the Tomb Raider', este filme traz a atriz de 'A Garota Dinamarquesa' como a lendária aventureira em busca de seu pai (Dominic West), desaparecido na ilha de Yamatai.
Lá, ela cruza o caminho da Trinity, uma organização misteriosa que busca se apoderar do poder da mítica Rainha Himiko, capaz de transcender a morte. Além de ser relativamente fiel à história do videogame, este longa-metragem incorpora brilhantemente as cenas de ação clássicas da saga e oferece nada menos que 118 minutos de pura adrenalina.
Enquanto aguardamos a série live-action de 'Tomb Raider' estrelada por Sophie Turner, produzida pela Amazon, pode ser interessante aproveitar os dias restantes para (re)descobrir 'Tomb Raider' no Prime Video antes de sua saída da plataforma em 1º de novembro de 2025.
 
  
     
     
     
     
    
Ver 0 Comentários