O TikTok é um dos aplicativos mais populares e influentes do mundo. Só nos Estados Unidos, por exemplo, ela possui cerca de 170 milhões de usuários. Mas, na última quinta-feira (22/1), a plataforma gerou reação imediata no mercado das redes sociais após a ByteDance, sua proprietária chinesa, finalizar um acordo com investidores não chineses para criar uma nova empresa responsável pelas operações do aplicativo em território americano. A medida foi pensada para evitar o banimento do serviço após preocupações levantadas pelo governo dos Estados Unidos sobre segurança nacional.
Em meio a acusações de censura, investigações políticas e crescente desconfiança sobre a moderação de conteúdo do TikTok, o UpScrolled surgiu. Criada por um empresário australiano e lançada em 2025, a rede social rapidamente disparou em número de downloads nos dias seguintes ao anúncio, atingindo o quarto lugar entre os aplicativos mais baixados da App Store dos Estados Unidos. Mas o que será que esse aplicativo tem de tão especial? A seguir, saiba como funciona o UpScrolled e entenda porquê ele bombou.
Crise do TikTok abre espaço para novos concorrentes
O salto do UpScrolled aconteceu quase imediatamente após o anúncio da venda do TikTok. Entre quinta-feira (22/1) e sábado (24/1), a plataforma registrou uma média de 14 mil downloads por dia, um crescimento de 29 vezes em relação ao seu patamar anterior. O movimento reflete um momento de instabilidade no mercado de redes sociais no país, marcado por críticas à moderação de conteúdo do TikTok e pela reestruturação da empresa para atender a exigências do governo americano.
O acordo prevê a criação de uma nova empresa responsável pela operação do TikTok no país, com 80,1% do controle nas mãos de investidores não chineses, incluindo a Oracle, enquanto a ByteDance ficará com 19,9% da participação. A mudança veio após o governo dos Estados Unidos classificar o aplicativo como um risco à segurança nacional, decisão que aumentou a desconfiança em torno da plataforma e afastou parte dos usuários.
Promessa de feed cronológico e menos interferência algorítmica vira principal trunfo do UpScrolled
Criado por Isaam Hijazi, empresário com cidadania palestina, jordaniana e australiana, o UpScrolled se apresenta como uma alternativa ao TikTok, mas com a diferença de oferecer um feed sem filtros, sem esconder publicações e com menos interferência algorítmica. Segundo a empresa, os algoritmos do aplicativo são mais simples e menos intervencionistas, permitindo que os usuários visualizem postagens em ordem cronológica, o que não se observa em plataformas concorrentes.
O TikTok já havia sido denunciado por eliminar conteúdos críticos ao governo americano da plataforma. As suspeitas se intensificaram ainda mais quando usuários relataram que tiveram dificuldades para publicar vídeos sobre a morte de Alex Pretti, um enfermeiro baleado por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) durante um protesto em Minneapolis. O caso levou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, a anunciar, na terça-feira (27/1), a abertura de uma investigação para apurar possíveis violações da lei estadual por censura de conteúdo político.
Ver 0 Comentários