Nem Instagram, nem YouTube: após a venda do TikTok nos EUA, os usuários correram para baixar este outro aplicativo

UpScrolled se torna uma das redes sociais mais baixadas nos Estados Unidos depois da venda do TikTok

Trump ao ado do aplicativo TikTok. Créditos: ShutterStock
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

450 publicaciones de Laura Vieira

O TikTok é um dos aplicativos mais populares e influentes do mundo. Só nos Estados Unidos, por exemplo, ela possui cerca de 170 milhões de usuários. Mas, na última quinta-feira (22/1), a plataforma gerou reação imediata no mercado das redes sociais após a ByteDance, sua proprietária chinesa, finalizar um acordo com investidores não chineses para criar uma nova empresa responsável pelas operações do aplicativo em território americano. A medida foi pensada para evitar o banimento do serviço após preocupações levantadas pelo governo dos Estados Unidos sobre segurança nacional.

Em meio a acusações de censura, investigações políticas e crescente desconfiança sobre a moderação de conteúdo do TikTok, o UpScrolled surgiu. Criada por um empresário australiano e lançada em 2025, a rede social rapidamente disparou em número de downloads nos dias seguintes ao anúncio, atingindo o quarto lugar entre os aplicativos mais baixados da App Store dos Estados Unidos. Mas o que será que esse aplicativo tem de tão especial? A seguir, saiba como funciona o UpScrolled e entenda porquê ele bombou.  

Crise do TikTok abre espaço para novos concorrentes

O salto do UpScrolled aconteceu quase imediatamente após o anúncio da venda do TikTok. Entre quinta-feira (22/1) e sábado (24/1), a plataforma registrou uma média de 14 mil downloads por dia, um crescimento de 29 vezes em relação ao seu patamar anterior. O movimento reflete um momento de instabilidade no mercado de redes sociais no país, marcado por críticas à moderação de conteúdo do TikTok e pela reestruturação da empresa para atender a exigências do governo americano.

O acordo prevê a criação de uma nova empresa responsável pela operação do TikTok no país, com 80,1% do controle nas mãos de investidores não chineses, incluindo a Oracle, enquanto a ByteDance ficará com 19,9% da participação. A mudança veio após o governo dos Estados Unidos classificar o aplicativo como um risco à segurança nacional, decisão que aumentou a desconfiança em torno da plataforma e afastou parte dos usuários.

Promessa de feed cronológico e menos interferência algorítmica vira principal trunfo do UpScrolled

Criado por Isaam Hijazi, empresário com cidadania palestina, jordaniana e australiana, o UpScrolled se apresenta como uma alternativa ao TikTok, mas com a diferença de oferecer um feed sem filtros, sem esconder publicações e com menos interferência algorítmica. Segundo a empresa, os algoritmos do aplicativo são mais simples e menos intervencionistas, permitindo que os usuários visualizem postagens em ordem cronológica, o que não se observa em plataformas concorrentes. 

O TikTok já havia sido denunciado por eliminar conteúdos críticos ao governo americano da plataforma. As suspeitas se intensificaram ainda mais quando usuários relataram que tiveram dificuldades para publicar vídeos sobre a morte de Alex Pretti, um enfermeiro baleado por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) durante um protesto em Minneapolis. O caso levou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, a anunciar, na terça-feira (27/1), a abertura de uma investigação para apurar possíveis violações da lei estadual por censura de conteúdo político.


Inicio