Tendências do dia

Tamanho do pênis importa? A ciência finalmente traz a resposta

16 cm parece ser o tamanho perfeito para muitas pessoas

Tamanho do pênis / Imagem: Deon Black
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1589 publicaciones de Victor Bianchin

Qual é a importância do tamanho do pênis para a satisfação sexual do(a) parceiro(a)? Esta é, provavelmente, uma das perguntas mais recorrentes da história da humanidade e, ao mesmo tempo, uma das que mais acumulam mitos. Deixando de lado a cultura popular e os fóruns da internet, a literatura científica vem há anos tentando quantificar o que há de verdade a respeito.

Um estudo publicado neste ano na PLOS Biology quis resolver essa dúvida. E a resposta curta a essa pergunta é que o tamanho sim importa, mas talvez não pelos motivos que a maioria dos homens imagina.

Até agora, muitos estudos se baseavam em pesquisas simples para tentar responder a essa questão. No entanto, este estudo foi um passo além ao utilizar 343 figuras em 3D para avaliar a resposta de mais de 800 participantes. O objetivo era entender o tamanho do pênis não apenas como uma ferramenta reprodutiva, mas como um traço de sinalização evolutiva.

Os resultados

Na pesquisa, as participantes mulheres classificaram como mais atraentes os homens que combinavam três fatores: maior altura, um tronco em formato de “V” (ombros largos e quadris estreitos) e um pênis maior. Mas há uma nuance muito importante.

A atração não segue uma linha de “quanto mais, melhor” até o infinito. O estudo, neste caso, detectou retornos decrescentes, já que, a partir de certo tamanho, a atratividade não aumenta de forma proporcional, havendo um limite.

Mas os homens também participaram do estudo para avaliar o tamanho de outros homens. Nesse caso, destacou-se que percebiam aqueles com genitais maiores como rivais mais competitivos e com maior capacidade de confronto. Isso sugere que, evolutivamente, o tamanho pode ter servido tanto como ornamento sexual quanto como sinal de status ou ameaça a outros machos, de forma semelhante à galhada de um cervo.

O que elas preferem

Se nos afastarmos da teoria evolutiva e formos à preferência declarada, o estudo de referência continua sendo o publicado por N. Prause na PLOS One em 2015. Esse trabalho foi marcante porque diferenciou, pela primeira vez e com rigor, o tipo de relação buscada.

Nesse caso, ao utilizar modelos 3D com mulheres heterossexuais, mostrou-se uma preferência específica por um tamanho ligeiramente maior, com média de cerca de 16,3 cm de comprimento em estado ereto e 12,7 cm de circunferência. Já no caso de relações estáveis, a preferência caía levemente para 16 cm e 12,2 cm de circunferência.

O primeiro ponto a destacar é que a circunferência importa mais do que o comprimento na escolha visual. O segundo é que essas medidas estão apenas “ligeiramente” acima da média populacional.

Uma realidade mecânica

É aqui que a ciência derruba a maioria dos mitos pornográficos. Uma revisão narrativa publicada no Journal of Sexual Medicine em 2023 analisou a literatura existente para responder à pergunta do milhão: um pênis maior dá mais prazer? A resposta é um “depende” bastante matizado.

A ciência aponta, neste caso, que há poucos estudos de alta qualidade que consigam vincular diretamente o tamanho ao orgasmo, e os resultados são heterogêneos. Mas, se tirarmos uma conclusão clara, a verdade é que a qualidade da relação — como confiança e comunicação — se correlaciona de forma mais sólida com a satisfação sexual do que o tamanho do membro viril.

Se as preferências femininas são moderadas e a satisfação depende mais da técnica do que do tamanho, por que ainda existe tanta ansiedade na sociedade? Os estudos, nesse caso, apontam que há uma grande desconexão entre a realidade e a percepção masculina, já que aproximadamente 38% dos homens relatam algum grau de insatisfação com o próprio pênis. No entanto, a imensa maioria das parceiras tem uma visão positiva dos genitais de seus companheiros.

Imagens | Deon Black

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.


Inicio