Tendências do dia

Queda nas vendas da Tesla atinge um ponto crítico tão grave que Elon Musk vai receber um cheque de US$ 30 bilhões para se concentrar nos carros elétricos

“Depois de tudo, um acordo é um acordo”, disseram os acionistas

Tesla faz acordo para que Musk se mantenha como CEO / Imagem: Motorpasión
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1033 publicaciones de Victor Bianchin

A Tesla não está indo bem na Europa. Na França, o terceiro maior mercado europeu, a marca de carros elétricos caiu 27%; na Alemanha, 55%; e no Reino Unido, 60%, segundo dados coletados pela Bloomberg.

Nesse cenário nada favorável, a empresa aprovou uma alocação provisória de ações no valor de 30 bilhões de dólares para que Elon Musk mantenha o foco nos carros elétricos.

Tesla perde terreno para BYD e Volkswagen

A Tesla continua perdendo espaço para a BYD. Tanto na Alemanha quanto no Reino Unido — os dois países líderes em registro de veículos elétricos na Europa —, as vendas da Tesla em julho caíram mais da metade em comparação com o ano anterior, enquanto a BYD quadruplicou suas vendas em ambos os países. Na França, as vendas do fabricante norte-americano também caíram 40% no ano até agora.

A Tesla afirma que isso se deve a interrupções na fabricação relacionadas à mudança das linhas de produção para seu veículo mais importante, o Model Y. Mas a situação não melhorou mesmo com o aumento da produção. É verdade que o SUV elétrico foi o mais vendido na Europa em junho e no acumulado do ano: quase 70.000 unidades foram comercializadas.

Não é só a BYD que ameaça a marca. Enquanto a Tesla vendeu 109.000 carros elétricos na primeira metade do ano, a Volkswagen vendeu 116.000 graças a três modelos, já detendo 11,2% da participação de mercado. A Tesla tem 6%.

Os acionistas decidiram conceder a Elon Musk uma alocação provisória de ações no valor de aproximadamente 30 bilhões de dólares, enquanto continua em segundo plano uma disputa judicial do magnata sobre um pacote salarial de 2018. Querem mantê-lo satisfeito enquanto ele foca na IA e no negócio de robotáxis, que começou a se regulamentar.

O novo acordo, detalha a Bloomberg, inclui 96 milhões de ações da fabricante de automóveis que serão adquiridas se Musk permanecer no cargo por mais dois anos. Segundo os acionistas, essa alocação é um primeiro pagamento de boa-fé. “Depois de tudo, um acordo é um acordo”, disseram. Mas atenção, pois Musk terá que pagar 23,34 dólares por ação, ou seja, 2,24 bilhões de dólares no total, para receber os 30 bilhões. Um bom incentivo para continuar vendendo carros.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Motorpasión.

Inicio