Elon Musk conquistou algo impensável há alguns anos: transformar a Tesla na fabricante de carros elétricos mais odiada

  • Tesla passou de marca mais admirada do setor para mais odiada, com popularidade em níveis historicamente baixos

  • 39% dos consumidores têm uma opinião negativa sobre a marca

  • 61% dos acionistas pedem que Musk se afaste da política e dedique mais tempo à Tesla

Imagem | Flickr (Gage Skidmore), Unsplash (Dmitry Novikov)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

837 publicaciones de PH Mota

Até pouco tempo atrás, a Tesla era considerada uma das empresas mais admiradas e inovadoras da indústria automotiva, destacando-se entre as marcas preferidas pelos consumidores.

No entanto, um estudo recente mostra uma mudança radical na percepção pública da marca, revelando que a fabricante de veículos elétricos se tornou a mais odiada pelos consumidores. Algo que explicaria a queda de 14% nas entregas de veículos registrada pela Tesla em seu balanço do segundo trimestre.

Não são os carros, é a marca

Essa mudança na opinião dos consumidores está amplamente ligada ao cansaço com as promessas não cumpridas da marca em relação a recursos como o FSD (Full Self-Driving) e, principalmente, ao envolvimento político de Elon Musk.

O estudo "Electric Vehicle Intelligence Report", que entrevistou mais de 8 mil pessoas na primavera e no verão de 2025, revelou que a Tesla ocupa o último lugar em popularidade em uma lista de 19 fabricantes de veículos elétricos. 39% dos entrevistados têm uma opinião negativa sobre a marca, percentual muito superior ao de outras fabricantes de carros elétricos, como General Motors, Kia ou Ford, que registram apenas 13% de percepção negativa cada.

Clientes perderam confiança

O relatório observa que "a reputação da marca Tesla continua a cair. A líder do setor continua com sérios problemas junto aos consumidores, como evidenciado pela menor percepção positiva líquida (-13) registrada em nossos dados até o momento, bem como pelo maior percentual total de desconfiança (48%) e pela menor intensidade de confiança (-19) entre todas as marcas de VEs pesquisadas."

Nesse contexto, não importa se a Tesla construirá o melhor carro elétrico do mercado amanhã, se não reconquistar primeiro a confiança de seus potenciais clientes.

Tesla não parece mais interessante

O relatório destaca o ceticismo dos consumidores em relação às propostas da marca, como resultado das promessas não cumpridas feitas por seu CEO há décadas e que ainda não se concretizaram. Como consequência, eles não demonstram mais interesse nas novidades da marca.

Ao perguntar aos participantes sobre o novo serviço de robotáxi que a Tesla está testando em Austin, a maioria dos entrevistados inicialmente desconhecia o serviço. Após a leitura de um artigo informativo publicado no The Wall Street Journal, 50% se manifestaram contra o uso do serviço e 53% se mostraram preocupados com sua segurança e confiabilidade, após os acidentes fatais com o Autopilot, que estão levando a empresa à Justiça.

Ponto de virada

De acordo com a pesquisa anual Axios Harris Poll 100, em 2021 a Tesla desfrutava de uma reputação invejável, sendo reconhecida como a nona marca mais apreciada pelo público americano. Essa situação se manteve até 2024, quando caiu para a 65ª posição entre 100, coincidindo com o posicionamento político de Elon Musk ao anunciar apoio à candidatura de Donald Trump.

A partir daí, a popularidade da Tesla só caiu. Após o envolvimento de Musk nos cortes do DOGE, a reputação da Tesla continuou a despencar e agora está na 95ª posição entre 100. A SpaceX apresentou uma queda semelhante.

Não apenas entre os consumidores, mas também entre os acionistas. O relatório revelou que 61% dos participantes querem que Elon Musk pare de se envolver em política e se concentre no futuro da empresa. 51% dos acionistas da Tesla entrevistados querem que Musk dedique mais tempo à Tesla.

Quando questionados sobre o papel político de Musk, 12% disseram preferir que ele continue envolvido em atividades governamentais, enquanto 43% consideram que sua saída do DOGE foi positiva para a Tesla.

Imagem | Flickr (Gage Skidmore), Unsplash (Dmitry Novikov)

Inicio