Esta é uma ótima notícia, daquelas que você quer ler. Nos Pomares de Formiga, ao pé da Serra de Guara, duas nascentes brotam a poucos metros de distância uma da outra. Uma fornece água doce. A outra, água salgada. E ambas fluem juntas, irrigando os terraços de um agricultor veterano de Panzano (Huesca), Francisco Bescós, que produz vegetais únicos na Espanha.
Ou pelo menos é o que diz o instrutor de culinária Ismael Ferrer, que escreveu sobre este senhor de 73 anos que cuidava incansavelmente de sua horta. Ele atribuía o sabor de seus vegetais àquela mistura única de águas. O problema é que as abóboras de sua família amadureciam naquele solo há gerações, mas agora Bescós parou de plantá-las. Ele está muito velho para continuar. Então, ele tomou uma atitude: doar seu bem mais precioso.
O que ele entregou? Uma muda germinada, com suas raízes. Dentro, duas variedades: a abóbora amarela de Panzano e a de Rabique. Bescós diz que conhece a primeira desde a época de seus avós e que elas são as mesmas há 200 anos. Além de agricultor, ele passou anos estudando a etnografia local.
Ismael Ferrer, professor e divulgador científico, ficará responsável por este valioso legado. Ele dirige a seção gastronômica do CIGA e é o autor do mapa de leguminosas e hortaliças de Aragão. Seu mapa identifica mais de 100 variedades distribuídas pelos 33 distritos aragoneses. Ele também liderou a recuperação da cebolinha de Torres de Alcanadre. E já destacou que restam poucos agricultores e horticultores na província, uma "profissão em extinção".
Onde está o segredo? Aparentemente, a abóbora amarela recebe esse nome por causa do fruto maduro: grande e amarelo, no ponto onde as sementes são removidas. Ferrer a descreveu como uma variedade livre de doenças, com um fruto mais saboroso, polpa mais firme, casca mais grossa e textura única. Parece até que estamos falando de uma rotina matinal de cuidados com a pele . O fato é que, depois de colhida, a fruta se conserva melhor, o que é ideal para o preparo de mudas.
Para que serve a outra variedade ? A outra variedade, a rarique, é usada para fazer pastillo, um pão achatado feito com ovo, azeite, anis e açúcar, recheado com nozes, maçãs ou abóbora. É uma sobremesa típica de Natal em Ribagorza e um doce de inverno em Somontano. Para o preparo, a rarique é a variedade mais autêntica, juntamente com as farinosas (finas e farinhentas). Esse uso culinário mantém o interesse na conservação da semente.
Variedade, não espécie. Nenhuma dessas abóboras é uma espécie separada. Ambas pertencem ao gênero Cucurbita e suas características foram estabelecidas por meio de seleção (ano após ano, colheita manual, modelagem gradual). O que desaparece, portanto, é uma combinação genética específica. Essas não são abóboras com aspirações gigantes. Todas as que normalmente ultrapassam os 400 quilos descendem da Atlantic Giant, patenteada por Howard Dill em 1979. A abóbora amarela de Panzano é o caso oposto.
Uma aldeia em declínio. Aliás, eu não tinha mencionado: Panzano pertence a Casbas de Huesca e fica a 29 km da capital. Em 1991, tinha 58 habitantes. As estimativas apontavam para 28 em 2025. Ferrer já vinha prospectando sementes na região desde 2017 e documentou seu diagnóstico de pomares abandonados, plantações de cereais cultivadas apenas nos fins de semana, falta de filhos e famílias sem sucessores. Observamos o mesmo padrão na Galiza: há 20 anos, 45% das famílias galegas economizavam dinheiro graças às suas hortas. Agora, muitas dessas hortas estão abandonadas.
70% em um século. Ferrer afirma que 70% das variedades do planeta desapareceram no século passado e, até agora, neste século. Para combater essa erosão, o Banco de Germoplasma Hortícola CITA, em Saragoça, foi criado em 1981. Seu objetivo é deter a perda de variabilidade causada pela substituição de variedades locais por variedades melhoradas, mais uniformes e com uma base genética mais restrita. Atualmente, o banco mantém cerca de 18.500 acessos de mais de 450 espécies.
Sucesso comprovado. Torres de Berrellén (Saragoça) era conhecida como "a vila do melão" até a década de 1960. O cultivo do melão local foi interrompido. Em 2015, iniciou-se um renascimento, e a descoberta de sementes armazenadas em um celeiro mudou o rumo do projeto. Em março de 2025, o Diário Oficial do Estado (BOE) registrou a variedade como espécie de conservação, após 10 anos de seleção. Nesse mesmo ano, o CITA (Centro de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar de Aragão) distribuiu 6.100 sementes (o restante está armazenado nas câmaras do banco de sementes, desidratado e congelado a -18°C). Esta é a única maneira de evitar a extinção dessas variedades.
Texto traduzido e adaptado do portal Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários