Enquanto 70.000 pessoas cruzavam a fronteira de Ceuta, Marrocos abria uma segunda frente com canhões: os seus navios de guerra entraram na Espanha

O resultado revela uma crise com duas dimensões simultâneas, uma migratória e outra militar, cuja possível conexão permanece sem comprovação

Navios De Guerra
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
natalia-martins

Natália P. Martins

Redatora
natalia-martins

Natália P. Martins

Redatora

Enquanto milhares de pessoas cruzavam a fronteira de Ceuta nos dias 30 e 31 de julho, Espanha enfrentava uma segunda crise que mal havia sido divulgada. Uma fragata e várias lanchas de patrulha da Marinha Real realizaram incursões que duraram dias e quase resultaram em uma colisão com navios de guerra espanhóis. A crise migratória havia fortalecimento de uma dimensão naval particularmente delicada, a ponto de forçar a Espanha a mobilizar diversas unidades da Marinha e iniciar negociações de alto nível com Rabat.

Patrulha marroquina deu entrada nas águas de Ceuta

Segundo a investigação publicada pelo El País, pelo menos uma fragata e várias lanchas de patrulha marroquinas entraram repetidamente nas águas de Ceuta sem autorização. Fontes familiarizadas com os incidentes descrevem movimentos deliberados que coincidiram com a chegada em massa de pessoas a El Tarajal, tanto a pé como a nado.

A presença de unidades militares aumentou consideravelmente a tensão, uma vez que esses navios operam sob uma cadeia de comando e seus movimentos têm implicações diferentes de uma embarcação civil.

Um passo de uma crise grave

As incursões continuaram durante os primeiros dias de agosto e culminaram em manobras perigosas entre unidades das duas marinhas. Segundo fontes consultadas pelo jornal, uma lancha de patrulha espanhola e uma marroquina quase colidiram, um incidente que poderia ter agravado consideravelmente o impasse diplomático.

O risco era especialmente sensível devido à proximidade entre os dois países e à dificuldade de gerir uma escalada militar no meio do Estreito de Gibraltar.

A fragata marroquina Mohammed VI A fragata marroquina Mohammed VI

Espanha mobiliza suas fragatas

O Estado-Maior Conjunto invejou inicialmente o navio de ação marítima Rayo para Ceuta, partindo de sua base em Las Palmas de Gran Canaria, com chegada em 3 de agosto para fortalecer a vigilância . Posteriormente, a fragata Santa María, destacada de Rota, juntou-se à operação, embora uma avaria tenha solicitado sua substituição por Navarra.

As duas fragatas estiveram no porto de Ceuta em 6 de agosto para transportar equipamentos do Corpo de Fuzileiros Navais, enquanto o Ministério da Defesa realizava negociações de alto nível com as autoridades marroquinas. As incursões cessaram após o destaque de forças de dissuasão e essas negociações, segundo as fontes militares mencionadas.

A questão das doze milhas

O resultado de uma divergência sobre a soberania de Ceuta e das águas circundantes. A Espanha considera que a cidade constitui um mar territorial de até doze milhas náuticas, sujeita às delimitações correspondentes, enquanto Marrocos rejeita a soberania espanhola sobre Ceuta e Melilha e as águas adjacentes.

Incidentes envolvendo embarcações da Gendarmaria Marroquina durante perseguições a barcos de narcotráfico já haviam causado atritos , embora a participação de fragatas e lanchas de patrulha militar representassem um cenário excepcional. Rabat também possui uma importante base naval em Ksar Sghir, a cerca de 35 quilómetros a oeste de Ceuta, de onde opera parte da sua frota.

Navio

O mistério que envolve as duas operações

A coincidência da entrada em massa de pessoas e das incursões navais levantadas sobre uma ligação possível entre os dois eventos. As fontes consultadas pelo El País evitaram confirmar qualquer progresso, e a informação publicada até agora não comprova que as autoridades marroquinas tenham organizado as chegadas.

Na verdade, Pedro Sánchez informou posteriormente que a Gendarmaria marroquina havia permitido a travessia da fronteira durante várias horas, embora tenha afirmado que o governo espanhol não possuía provas concretas de uma operação migratória planejada por Rabat.

Os relatórios que não apareceram

A controvérsia ganhou uma dimensão política quando o jornal El Español noticiou que nenhum dos 40 documentos desclassificados pelo governo referentes à crise mencionava as incursões navais. O jornal citou fontes militares e de segurança que consideraram essa ausência significativa e questionaram a seleção dos relatórios publicados.

Sánchez havia assegurado ao Congresso, em 3 de setembro, que seu governo não tinha nada a esconder, portanto, a revelação subsequente ao incidente levantou dúvidas sobre o grau dessa transparência. A ausência de menções nos documentos divulgados, por si só, não prova que o presidente tenha ocultado informações deliberadamente ou que tenha organizado uma operação coordenada entre Marrocos e as pessoas que cruzaram a fronteira.

A crise chegou ao Palácio da Zarzuela

Em 8 de setembro, o Rei Felipe VI presidiu uma reunião no palácio com Margarita Robles e cinco oficiais militares de alta patente para analisar a situação em Ceuta. A reunião, divulgada posteriormente pela Casa Real, refletiu a crescente importância da segurança da cidade autônoma e o monitoramento de suas implicações militares.

Mais tarde, Sánchez confirmou os incidentes navais e explicou que aqueles tinham sido dias particularmente difíceis, embora tenha enfatizado o diálogo entre os dois países e assegurado que episódios semelhantes não se repetiram. O resultado é uma crise com duas dimensões simultâneas : uma migratória e outra militar, cuja possível ligação permanece incerta.

Imagem | Marinha dos EUA , Marinha dos EUA

Texto traduzido e adaptado do portal Xataka Espanha

Inicio