A "cópia" indie de Minecraft foi removida do Steam por uma simples solicitação de um bot de IA — mas a Microsoft interviu

O caso acabou se tornando uma propaganda para Allumeria

Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
vika-rosa

Vika Rosa

Redatora
vika-rosa

Vika Rosa

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência, cobrindo os mais diversos temas. Apaixonada por ciência, tecnologia e games.


254 publicaciones de Vika Rosa

O jogo indie Allumeria, um título de exploração baseado em blocos (voxels), foi recentemente removido do Steam após uma notificação de direitos autorais (DMCA) enviada pela Microsoft à Valve. A alegação era de que o jogo seria excessivamente parecido com Minecraft, infringindo propriedade intelectual em mecânicas e ativos gráficos. O incidente ocorreu poucas semanas antes do título participar do Steam Next Fest, o que quase interrompeu um ano de desenvolvimento da Unomelon.

No entanto, a desenvolvedora sugeriu que a ação não partiu de uma análise humana da Microsoft, mas sim do Tracer.AI, um bot automatizado de proteção de marca. Esse tipo de serviço utiliza visão computacional e processamento de linguagem natural para identificar e derrubar conteúdos suspeitos de forma massiva e veloz. Críticos e outros desenvolvedores do gênero apontaram que a denúncia era infundada, já que Allumeria utiliza linguagens de programação e estruturas diferentes do sucesso da Mojang.

O caso foi resolvido rapidamente antes de gerar prejuízos maiores. A Valve confirmou que a Microsoft retirou a queixa, restaurando a página do jogo na loja. A situação toda acabou gerando um marketing positivo para Allumeria, que continua recebendo destaque positivo.

Inicio