O jogo indie Allumeria, um título de exploração baseado em blocos (voxels), foi recentemente removido do Steam após uma notificação de direitos autorais (DMCA) enviada pela Microsoft à Valve. A alegação era de que o jogo seria excessivamente parecido com Minecraft, infringindo propriedade intelectual em mecânicas e ativos gráficos. O incidente ocorreu poucas semanas antes do título participar do Steam Next Fest, o que quase interrompeu um ano de desenvolvimento da Unomelon.
Microsoft has filed a DMCA takedown on a tiny voxel game Allumeria on Steam. This is ridiculous. All their art and code is original, its not even in the same programming language. At the very least this demands an official statement from Mojang what the point of this is. pic.twitter.com/nxoc1KW7Dw
— Tyron (@tyronmm) February 10, 2026
No entanto, a desenvolvedora sugeriu que a ação não partiu de uma análise humana da Microsoft, mas sim do Tracer.AI, um bot automatizado de proteção de marca. Esse tipo de serviço utiliza visão computacional e processamento de linguagem natural para identificar e derrubar conteúdos suspeitos de forma massiva e veloz. Críticos e outros desenvolvedores do gênero apontaram que a denúncia era infundada, já que Allumeria utiliza linguagens de programação e estruturas diferentes do sucesso da Mojang.
O caso foi resolvido rapidamente antes de gerar prejuízos maiores. A Valve confirmou que a Microsoft retirou a queixa, restaurando a página do jogo na loja. A situação toda acabou gerando um marketing positivo para Allumeria, que continua recebendo destaque positivo.
Ver 0 Comentários