Cebolas são um ingrediente comum nas cozinhas brasileiras, mas que causam desconforto nos olhos por nos fazerem chorar. No entanto, cientistas descobriram um método que pode ajudar ou até evitar que lágrimas escorram dos cozinheiros enquanto estão cortando o vegetal em uma tábua.
Segundo pesquisadores japoneses em um artigo na revista Nature, a cebola produz uma enzima específico que libera substâncias químicas que nos fazem chorar. Ela é conhecida como óxido de propantial S, que por milênios usada nos faz chorar, mas também é um dos responsáveis pelo sabor inconfundível dela.
Terrenos com baixo teor de enxofre já produz cebolas que provocam menos lágrimas do que as cebolas comuns, mas o sabor característico se perde, diz Kirk L. Parkin, cientista de alimentos da Universidade de Wisconsin-Madison (via ScienceNews).
Enquanto a opção de criar cebolas geneticamente alteradas é algo a se pensar, a equipe de pesquisadores da Universidade de Cornell afirmam que é possível diminuir significativamente essa produção de substâncias que nos fazem lacrimejar com apenas uma faca bem afiada.
"Usando imagens em alta velocidade, descobrimos que uma cebola não libera o líquido que provoca lágrimas de uma só vez. Em vez disso, a lâmina primeiro libera uma camada de névoa em alta velocidade, e então os fluidos mais lentos se fragmentam em gotas. Quando a lâmina está mais cega e a velocidade aumenta, o número de gotas e a energia de lançamento aumentam drasticamente," disseram no artigo.
Em outras palavras: "mantenha as facas afiadas e corte com cuidado para evitar respingos".
É claro, tudo que você precisa é apenas de um afiador de faca.
Capa da matéria: Getty Images/REDA
Ver 0 Comentários