Tendências do dia

Pelo bem das suas panelas, não use essa esponja na hora de lavar a louça

Esponjas podem acabar com a aderência da panela, liberar resíduos prejudiciais e até colocar a saúde em risco

esponja de lavar louça amarela. Créditos: banco de imagem
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

65 publicaciones de Laura Vieira

Lavar a louça faz parte da rotina diária de todo mundo, mas alguns hábitos comuns durante a limpeza podem estar prejudicando suas panelas sem você nem saber. Esponjas muito ásperas, por exemplo, são frequentemente usadas na tentativa de remover sujeiras difíceis. No entanto, o que muita gente não sabe é que esse tipo de material pode desgastar o revestimento das panelas, especialmente as antiaderentes, encurtando sua vida útil e liberando resíduos prejudiciais à saúde durante o preparo dos alimentos. 

Felizmente, existem vários tipos de esponjas disponíveis no mercado, cada uma delas indicada para uma função específica. Então, pelo bem das suas panelas, é importante saber que você saiba qual tipo de esponja é a mais indicada para sua limpeza.

Por que não pode lavar panelas com esponjas ásperas?

Utilizar esponjas para lavar louças é algo completamente normal. Porém, o uso de esponjas abrasivas na limpeza das panelas, como as esponjas de aço ou as normais, pode gerar danos sérios ao utensílio. Afinal, esse tipo de esponja danifica a superfície da panela e ainda remove parte do material protetor, facilitando a aderência dos alimentos e reduzindo a durabilidade da peça. Essa esponja também pode causar danos a outros materiais, como copos, panelas de inox, potes de vidro e recipientes de plástico.

Além de danificar a louça, o grande problema desse hábito é que, com o tempo, a panela começa a soltar partículas, que podem acabar indo parar na comida. Em materiais como o alumínio, o desgaste pode provocar até oxidação e contaminação. Para evitar que isso aconteça, o mais indicado é usar a esponja prateada, indicada para limpezas onde é necessário maior delicadeza.

Saiba para que serve cada tipo de esponja

Na hora de escolher a esponja ideal, muita gente acaba pegando a primeira que vê na prateleira e acaba usando a mesma para tudo. Mas o que nem todos sabem é que cada cor e tipo de esponja tem uma função específica, com diferentes níveis de abrasividade e indicação de uso. Usar a esponja errada pode não só danificar utensílios como também comprometer a eficácia da limpeza. Confira a seguir para que serve cada modelo e evite erros comuns no dia a dia:

  • Esponja prateada: esse tipo de esponja não risca e serve para dar brilho. É indicada para lavar cristal, vidro e porcelana;
  • Esponja laranja e azul clara: são leves e feitas para lavar louça, já que não riscam o material;
  • Esponja vegetal: indicada para usar no banho, mas também pode servir para lavar louça;
  • Esponja verde; indicada para usar no banheiro;
  • Azul escuro: indicada para lavar panelas antiaderentes, pois possui uma abrasividade de baixa à média;
  • Esponja verde e amarela: não é recomendada para lavar louça, mas para limpar pedra, pias e grelhas;
  • Esponja branca: abrasividade alta, indicada para limpar paredes, interruptores e azulejos;
  • Esponja verde com bolinhas: abrasividade muito alta, ideal para remover sujeiras mais difíceis e resistentes;
  • Esponja preta: abrasividade alta, ideal para panelas de ferro e grelhas;
  • Esponja roxa: também a abrasividade muito alta, mas é mais confortável na mão;
  • Esponja de aço: sem dúvidas, é a esponja mais abrasiva de todas, ideal para limpeza pesadíssima.
esponja azul A esponja laranja e azul clara são ideias para limpar panelas.

Usar esponjas para lavar louça pode ser um risco para a saúde

Além dos danos às panelas, as esponjas de cozinha também podem representar um perigo à saúde. De acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Microbiology, a estrutura da esponja favorece o acúmulo de resíduos e o crescimento de microrganismos. Se usada para limpar louças com restos de carne crua, por exemplo, a esponja pode ficar contaminada com bactérias perigosas, como a Salmonella e Campylobacter. Isso acontece porque as esponjas têm estruturas internas às quais as bactérias podem se alojar, além de áreas abertas onde os resíduos de alimentos podem se acumular. Esses microrganismos podem ser transferidos para as mãos ou para outros utensílios lavados e depois pode chegar a boca, aumentando o risco de infecções.

Para quem não abre mão da esponja, os pesquisadores recomendam medidas simples para reduzir o perigo: ferver a esponja, lavá-la no lava-louças ou deixá-la de molho em solução com cloro para eliminar as bactérias acumuladas.

Confira algumas dicas para lavar as panelas adequadamente

Preservar suas panelas e evitar riscos à saúde exige cuidados simples, mas importantes na hora da limpeza. Veja algumas orientações:

  • Opte por esponjas macias: use esponjas com materiais suaves, que não agridem o revestimento da panela;
  • Evite esponjas de aço: elas são muito agressivas e causam desgaste no material, podendo danificar a panela permanentemente;
  • Remova resíduos antes da esponja: use uma espátula ou deixe a panela de molho em água morna com detergente para facilitar a limpeza;
  • Não exagere na força: Esfregar com força pode riscar a superfície, mesmo com esponjas macias;
  • Seja delicado para limpar panelas antiaderentes: o indicado é deixar as panelas de molho e limpar suavemente com  uma esponja macia e detergente neutro;
  • Evite choque térmico: não jogue água fria em panelas ainda quentes, pois isso pode causar rachaduras e comprometer o revestimento.
Inicio