Já imaginou um dinossauro cantando igual um pássaro? É difícil de imaginar, eu sei! Afinal, no imaginário popular, os dinossauros são animais grandes e robustos, então é difícil acreditar que os sons emitidos pela espécie eram semelhantes a de delicados pássaros, tão pequenos e sensíveis. No entanto, um estudo publicado na revista PeerJ, realizado por pesquisadores chineses, revelou uma característica inédita em um fóssil de dinossauro encontrado no país, como uma anatomia vocal semelhante à de aves.
Fóssil foi encontrado no nordeste da China
Os dinossauros são animais deslumbrantes que viveram há milhares de anos atrás. De acordo com o Natural History Museum de Londres, a espécie pode ter surgido pela primeira vez há 245 milhões de anos, e os paleontólogos ainda encontram fósseis conservados dessa espécie tão curiosa.
Em um artigo publicado em julho deste ano, foi revelado a descoberta de uma nova espécie de dinossauro herbívoro, isto é, que se alimenta de vegetais. Apelidado de Pulaosaurus qinglong, o fóssil foi encontrado no nordeste da China, entre rochas de 163 milhões de anos. O paleontólogo Xing Xu, da Academia Chinesa de Ciências em Pequim e um dos autores do artigo, revelou que o dinossauro possuía aproximadamente 60 centímetros e outras características muito interessantes.
O esqueleto descoberto do Pulaosaurus qinglong ofereceu uma visão anatômica do animal que propiciou descobertas inéditas. O bico e os pés do animal, por exemplo, revelam que essa espécie é primitiva na família dos dinossauros e, possivelmente, originou os hadrossauros bico-de-pato, dinossauros herbívoros que se destacam por seus focinhos largos e achatados, e os dinossauros com chifres, como o Triceratops. Porém, a descoberta que mais chamou a atenção dos paleontólogos na verdade foi localizada bem na garganta dessa espécie de dinossauro.

Garganta do fóssil revela descobertas interessantes
Mesmo existindo há milhares de anos, paleontólogos ainda estão fazendo descobertas interessantíssimas sobre os dinossauros. No caso do Pulaosaurus qinglong, os paleontólogos observaram características diferentes e curiosas na garganta desses animais. De acordo com os cientistas, eles apresentam órgãos vocais semelhantes aos de aves. De modo geral, os órgãos vocais tem a função de proteger as vias respiratórias e produzir sons, como grunhidos, latidos e a fala. Na maioria dos répteis, grupo a qual os dinossauros pertencem, esses tecidos são compostos por cartilagens que produzem grunhidos, enquanto os órgãos vocais das aves são formados por pequenos e delicados ossos, o que permite produzir sons mais complexos.
Em relação aos dinossauros, a anatomia dos órgãos vocais sempre foi um mistério. Isso porque a preservação de ossos tão finos e delicados é muito difícil, ainda mais ao longo de tantos anos. No entanto, já havia sido descoberto em dinossauros da espécie Pinacosaurus características vocais semelhantes às aves.
Os cientistas descobriram nesses animais uma laringe óssea grande e móvel, o que possivelmente poderia produzir sons semelhantes aos das aves. A mesma característica foi observada no Pulaosaurus qinglong encontrado no nordeste da China. No entanto, isso não deixa claro que tipo de sons esses animais emitiam. De acordo com Xing Xu, seriam necessárias estruturas mais especializadas relacionadas ao som para determinar que tipo de barulho seria esse.
Ver 0 Comentários