As motos trail chinesas de três cilindros vão "bombar" em 2026; Benelli e QJMotor apresentam a Rino 900: 100 cv e estilo MV Agusta; o melhor de tudo será o preço

Dê as boas-vindas à Rhino 900 ADV, uma nova moto trail da QJMotor e Benelli que chegará em 2026

Imagens | QJMotor
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

A tendência das motos trail de três cilindros continua a crescer. A Zontes deu o pontapé inicial (mais uma vez), a Yamaha consolidou-a com a Tracer, e a CFMoto já tem o seu trunfo na manga. Mas espere, há mais.

Agora, a QJMotor e a Benelli preparam-se para entrar de vez nesta batalha com um novo motor de três cilindros e uma moto trail com grandes aspirações: a Rino 900 ADV. E se a China seguir algum padrão, é porque este segmento de motos de três cilindros está prestes a explodir.

Um rinoceronte com sotaque italiano e coração chinês

Prestes a ser apresentada no EICMA 2025, a QJMotor Rino 900 ADV representa a entrada definitiva do Grupo Qianjiang no segmento das maxi-trail de três cilindros. Seu design, assinado pela C-Creative (o estúdio de Giovanni Castiglioni e Adrian Morton, a mesma dupla responsável por diversos modelos da MV Agusta), deixa claro que a estética não será um problema. A Rino (abreviação de Rinoceronte) ostenta uma imagem robusta, com proporções arrojadas e um chassi tipo ponte que sugere mais estrada do que deserto.

Sob essa carroceria, pulsa um motor completamente novo: um bicilíndrico paralelo de 900 cc, que produz mais de 100 cv e, notavelmente, a opção de transmissão automática AMT. É a mesma receita que a Honda popularizou com seu DCT, mas agora importada da China e pronta para competir com a Triumph Tiger 900 ou a Yamaha Tracer 9.

Equipamentos de nível europeu, preço de nível chinês

O quadro utiliza o motor como elemento estrutural e combina uma traseira aparafusada com uma balança de alumínio fundido. A suspensão Marzocchi (fabricada na fábrica da QJ) e os freios Brembo completam um pacote que combina componentes de alta qualidade com um custo razoável. As rodas são de raios cruzados sem câmara (19” na dianteira e 17” na traseira) e o equipamento de série inclui painel TFT, controle de cruzeiro, conectividade e aquecimento de manoplas e assento.

Imagens | QJMotor

A QJMotor afirma que o modelo chegará ao mercado em 2026, coincidindo com o lançamento da nova Benelli TreK 900, que também compartilhará o mesmo motor de três cilindros. Se a SRT 900 SX bicilíndrica já era vendida na Europa com três malas laterais por € 9.999 (cerca de R$ 62,5 mil), a Rino 900 ADV poderá se tornar a moto trail de três cilindros mais acessível do mercado.

O efeito dominó das tricilíndricas

A iniciativa da QJMotor confirma o que já se previa: as motos trail de três cilindros estão em voga. Funcionamento suave, caráter esportivo e potência suficiente sem atingir os valores exorbitantes de uma 1200. Zontes, Yamaha, CFMoto e agora Benelli e QJMotor competem em um mercado cada vez mais acirrado.

Imagens | QJMotor

O próximo ano promete ser o ano do boom dos motores de três cilindros no segmento. E se o preço for bom, este gigante poderá dar trabalho aos veteranos europeus.

Imagens | QJMotor

Inicio