Físicos foram questionados pela revista Nature para saber quais são os filmes que eles mais adoram, sejam eles conforme as leis da física ou não.
Entre vários filmes sci-fi como Star Trek IV: A Volta para Casa, De Volta para o Futuro 2 e Homem-Aranha no Aranhaverso, apenas dois conseguiram conquistar os primeiros lugares e não é necessário dizer que são do mesmo diretor, Christopher Nolan.
O Grande Truque
O primeiro deles é o longa de 2006 dirigido por Nolan e roteirizado pelo irmão do diretor, Jonathan. Aqui, Hugh Jackman e Christian Bale interpretam Robert Angier e Alfred Borden, dois mágicos rivais. Ambos tentam fascinar o público com "truques" de teletransporte, sendo que um deles conta com a ajuda de Nicola Tesla (David Bowie) para criar uma máquina. No entanto, a cada vez que um deles é teletransportado, cria-se uma nova versão dele.
O longa pode não seguir as leis da física, mas segundo Barry Luokkala, físico e autor de Exploring Science through Science Fiction, a trama pega algo que envolve as pessoas quando crianças e depois entra no ramo da ficção científica.
“Sabemos como teletransportar informações… mas não é uma representação da ciência que conhecemos”, diz Rithya Kunnawalkam Elayavalli, que estuda a evolução espaço-temporal de partículas fundamentais na Universidade Vanderbilt em Nashville.
Interstellar
Considerado uma das obras-primas de Christopher Nolan, o diretor leva espectadores a uma viagem sobre espaço-tempo estrelado por Matthew McConaughey.
“É ciência de verdade, baseada em fenômenos físicos reais levados ao limite”, diz Claudia de Rham, física teórica do Imperial College London.
Capa da matéria: Reprodução/Warner Bros.
Ver 0 Comentários