Físicos elegem os melhores filmes de ficção científica

Alguns filmes não seguem as leis da física

Reprodução/Warner Bros.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora
barbara-castro

Bárbara Castro

Redatora

Jornalista com pós-graduação em Cinema que passava as tardes vendo Cartoon Network e History Channel quando criança. Coleciona vinis, CDs e jogos do Nintendo DS e 3DS (e estantes que não cabem mais livros). A primeira memória com um computador é de ter machucado o dedo em uma ventoinha enquanto um de seus pais estava montando um PC.

69 publicaciones de Bárbara Castro

Físicos foram questionados pela revista Nature para saber quais são os filmes que eles mais adoram, sejam eles conforme as leis da física ou não. 

Entre vários filmes sci-fi como Star Trek IV: A Volta para Casa, De Volta para o Futuro 2 e Homem-Aranha no Aranhaverso, apenas dois conseguiram conquistar os primeiros lugares e não é necessário dizer que são do mesmo diretor, Christopher Nolan. 

O Grande Truque

(Reprodução/Warner Bros.)

O primeiro deles é o longa de 2006 dirigido por Nolan e roteirizado pelo irmão do diretor, Jonathan. Aqui, Hugh Jackman e Christian Bale interpretam Robert Angier e Alfred Borden, dois mágicos rivais. Ambos tentam fascinar o público com "truques" de teletransporte, sendo que um deles conta com a ajuda de Nicola Tesla (David Bowie) para criar uma máquina. No entanto, a cada vez que um deles é teletransportado, cria-se uma nova versão dele. 

O longa pode não seguir as leis da física, mas segundo Barry Luokkala, físico e autor de Exploring Science through Science Fiction, a trama pega algo que envolve as pessoas quando crianças e depois entra no ramo da ficção científica. 

“Sabemos como teletransportar informações… mas não é uma representação da ciência que conhecemos”, diz Rithya Kunnawalkam Elayavalli, que estuda a evolução espaço-temporal de partículas fundamentais na Universidade Vanderbilt em Nashville.

Interstellar

Reprodução/Warner Bros.

Considerado uma das obras-primas de Christopher Nolan, o diretor leva espectadores a uma viagem sobre espaço-tempo estrelado por Matthew McConaughey. 

“É ciência de verdade, baseada em fenômenos físicos reais levados ao limite”, diz Claudia de Rham, física teórica do Imperial College London.

Capa da matéria: Reprodução/Warner Bros.

Inicio