"Walkie-talkie" no WhatsApp; veja como ativar a nova função de conversa por voz em grupos

Grupos de qualquer tamanho podem usar a função

WhatsApp libera função de conversas por voz em grupo / Imagem: Divulgação
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

O WhatsApp não para de adicionar novas formas de interação. Agora, sua novidade mais recente é a possibilidade de ter chats de voz dentro de todos os grupos, permitindo se comunicar por meio de áudios ao vivo, sem a necessidade de sair do chat ou mudar para uma chamada.

Essa função, que sem dúvida lembra os walkie-talkies ou os canais de voz do Discord, permitirá, segundo a plataforma, interagir com outros usuários que estiverem disponíveis naquele momento e aos quais outros participantes poderão se juntar quando desejarem.

Como funciona o novo chat de voz

Embora essa função antes fosse limitada apenas a grupos grandes, a partir de agora qualquer membro de um grupo, independentemente do tamanho, poderá iniciar um chat de áudio. Para iniciar uma conversa por voz, basta deslizar a tela da conversa para cima e segurar por alguns segundos.

Quando o chat de voz é iniciado, ele não envia uma notificação nem faz uma chamada para todos os integrantes; em vez disso, aparece como uma faixa fixa na parte inferior da janela. Nessa faixa estão os controles para silenciar o microfone, ver quem está falando e sair do chat a qualquer momento.

Como os demais formatos de mensagem da plataforma, o WhatsApp informa que os chats de áudio também contam com criptografia de ponta a ponta ativada por padrão, garantindo segurança nas interações.

Diferenças em relação às chamadas em grupo

Uma das diferenças mais notáveis dessa função em comparação, por exemplo, com as chamadas em grupo, é que ela não notifica todo o grupo, mas apenas mostra dentro do chat que um canal de voz foi iniciado, ao qual os membros podem se juntar livremente. Enquanto isso, os demais usuários podem continuar enviando mensagens normalmente.

Quando um chat de voz é encerrado, o app não mantém um registro dele, diferentemente das chamadas, o que — segundo o WhatsApp — busca fazer com que essas interações sejam “mais espontâneas e casuais”, ideais para quem deseja discutir um assunto de forma rápida e sem formalidades.

No entanto, por se tratar de um formato mais simples, os usuários não têm acesso a funções disponíveis em chamadas estruturadas, como levantar a mão ou reagir com emojis. Portanto, seu uso é direcionado a conversas mais informais.

Para que servem os chats de voz?

Segundo o próprio WhatsApp, uma das formas mais úteis de usar os chats de voz em grupo é para falar sobre um tema específico em tempo real, especialmente quando há múltiplas conversas simultâneas em um grupo.

Isso torna essa ferramenta a opção mais simples para se comunicar sem interromper os outros e resolver diferentes assuntos como se fossem subgrupos dentro de uma sala de aula. Entre os exemplos propostos pela empresa estão comentar o final de uma série, reagir a um jogo de futebol e compartilhar notícias em tempo real sem sobrecarregar o chat principal.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka México.

Inicio