Mais do que o desejo de sentir que temos algo novo entre as mãos, a mudança de design de um iPhone precisa ser justificada por um bom desempenho. Foi isso que tivemos com os iPhone 17 Pro e o que parece que também acontecerá com os iPhone 18 Pro. Pelo menos segundo os vazamentos mais recentes.
Ao mesmo tempo em que conhecemos detalhes do design do primeiro iPhone dobrável, um vazador revelou que “não haverá muitas mudanças” nos iPhone 18 Pro. Isso não quer dizer que não vá haver modificações: embora não sejam disruptivas visualmente, elas são exatamente o que muitos querem.
Se algo funciona, é melhor não mexer
Quando a Apple lançou os iPhone 15 Pro, o salto para os materiais de titânio ganhou tanto destaque que chegou a fazer parte da campanha de marketing da Apple. E sim, era bom do ponto de vista visual e, na mão, nos permitia ter dispositivos menos pesados. Mas, na prática, isso trouxe problemas.
O aquecimento excessivo do aparelho, sobretudo no verão, foi um problema recorrente. Isso aconteceu também com os iPhone 16 Pro, construídos com a mesma liga. Por isso, embora parecesse um passo atrás, o retorno ao alumínio nos iPhone 17 Pro foi benéfico. Basta observar como eles reagem ao calor.
Um conhecido vazador que vem antecipando informações (como o nome final do iPhone 16e) revelou que os iPhone 18 Pro manterão um design muito parecido com o dos iPhone 17 Pro. E sim, pode soar como “mais do mesmo”, mas isso não é algo ruim.
É inegável que mudar o design tem suas vantagens em todos os níveis. Para a Apple, porque tem uma desculpa para fazer com que seus novos produtos pareçam diferentes dos anteriores. Para o usuário, porque, se decidirmos trocar o iPhone do ano anterior pelo novo, visualmente sentiremos que temos algo realmente novo nas mãos.
Mas, neste caso concreto, se a mudança não traz nada funcional, como foi o salto para o alumínio, ela se faz desnecessária. Principalmente porque isso não implica que não vá haver mudanças.
O que se espera que mude nos iPhone 18 Pro
Os novos iPhone deverão trazer novas cores. Segundo relatórios iniciais mostrados em um outro vazamento, haverá versões nas cores roxo, bordô e marrom café, embora provavelmente ocorram mudanças até o lançamento.
Também no que diz respeito às cores, vazou que a placa de vidro terá um tom mais semelhante ao do restante do corpo. Na geração atual, sobretudo na versão prateada, percebe-se claramente como o corpo tem um tom mais acinzentado e a placa, um branco mais puro.
Na parte frontal, também haverá mudanças, com uma ilha dinâmica menor. Uma confusão nos fez pensar que ela já desapareceria nesta geração, mas não: ela continuará bem presente, apenas com um tamanho reduzido, o que fará com que atrapalhe um pouco menos na hora de consumir vídeos ou jogar.
Outras mudanças não estão descartadas, já que o desenvolvimento desses futuros iPhone ainda não foi totalmente fechado. Mas, a julgar pelos vazamentos, não encontraremos nenhuma mudança radical. E isso, se não impedir que o desempenho continue bom e não haja superaquecimento, será algo positivo.
Imagem| Montagem com conceito da AppleHub
Este texto foi traduzido/adaptado do site Applesfera.
Ver 0 Comentários