O chefe da Xiaomi admite que sua empresa comprou e desmontou três Tesla Model Y apenas para ver o que poderia aprender com eles

O objetivo era tirar conclusões sobre a tecnologia e aprender para o desenvolvimento de seus próprios produtos

Lei Jun, da Xiaomi / Imagem: Mein-MMO
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1224 publicaciones de Victor Bianchin

A fabricante chinesa Xiaomi, conhecida principalmente por seus celulares e produtos de smarthome, entrou no mercado automotivo em 2024 e apresentou seu primeiro carro elétrico, com o SUV Xiaomi SU7 estreando na China.

Agora, o chefe da Xiaomi, Lei Jun, revelou que a empresa comprou três carros elétricos da concorrência e os desmontou para aprender algo com eles. A informação foi divulgada pela revista Business Insider.

Durante seu discurso anual na quinta-feira, 25 de setembro de 2025, Lei Jun, CEO da Xiaomi, afirmou que a empresa comprou e desmontou três Tesla Model Y para estudá-los. Ele contou isso a um grande público no Beijing National Convention Center:

"Compramos, no início deste ano, três Model Y, desmontamos as peças individualmente e examinamos cada componente separadamente."

Lei acrescentou que considera o Model Y da Tesla um carro realmente bom. E completou, durante a conversa:

"Se você não optar pelo [Xiaomi] YU7, pode considerar o Model Y."

Ele ainda comentou que a equipe da Xiaomi refletiu por muito tempo sobre como projetar da melhor forma o interior do SUV. Lei afirmou que a versão final do design do YU7 “definitivamente não fica devendo em nada ao Model Y”.

A fabricante chinesa planeja começar a oferecer seus veículos na Europa a partir de 2027. Outros fabricantes chineses já estão expandindo fortemente para o continente. Por exemplo, a BYD pretende conquistar a Europa com seus carros, pressionando fortemente os fabricantes alemães locais.

Já a Tesla enfrenta há algum tempo a demanda por um veículo mais acessível para o grande público, a fim de conquistar novos clientes nos EUA e na Europa. Atualmente, as vendas da Tesla na América do Norte e nos EUA estão caindo significativamente, enquanto as vendas da concorrência chinesa aumentam.

Atualmente, a China enfrenta um problema de excesso de veículos elétricos: são produzidos tantos carros no mercado interno que agora até veículos novos estão sendo vendidos como usados.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Mein-MMO.


Inicio