O Windows, criado pela Microsoft, é o sistema operacional mais popular do mundo, muito utilizado em computadores e servidores. A versão mais recente dele hoje é o Windows 11, lançado pela Microsoft em outubro de 2021. Mas, apesar disso, muita gente ainda continua com o sistema anterior instalado em seu computador, o Windows 10, principalmente em máquinas mais antigas. Se você faz parte desse grupo de pessoas, precisa saber que a data do encerramento oficial do Windows 10 está marcada para HOJE, dia 14 de outubro de 2025, segundo comunicado lançado pela própria Microsoft. Mas calma! Se você não quer abrir mão desse sistema, existe uma alternativa para continuar usando o Windows 10, mesmo após a data de encerramento.
Saiba o que fazer para continuar usando o Windows 10
O Windows 10 é um sistema operacional mais tradicional que o Windows 11. E por ter uma interface mais familiar para os usuários, muitos ainda preferem manter esse sistema instalado no computador, já que se sentem habituados. Contudo, após o encerramento do Windows 10, o grande problema é que o Windows 10 vai ficar vulnerável a ataques e falhas, já que não será mais possível realizar atualizações de segurança e qualidade. Dessa forma, os usuários precisarão tomar alguma atitude para permanecer utilizando o sistema por mais tempo e de modo seguro.
Se você deseja continuar usando o Windows 10 daqui em diante, sem correr risco de ataques cibernéticos, existe uma solução muito simples: baixar o programa Extended Security Updates (ESU). Essa é uma extensão da própria Microsoft que oferece atualizações de segurança para o Windows 10, podendo ser adquirido pelo valor de U$30 no primeiro ano, o equivalente a cerca de R$165 na cotação atual. No entanto, essa extensão fica mais cara nos anos seguintes e só permite licença até no máximo outubro de 2028. Ou seja, depois disso, a vulnerabilidade do sistema voltará a ser uma questão para os usuários, que podem se sentir pressionados a migrar para o Windows 11.
Windows 10 até 2032? Veja como conseguir
Se você não abre mão de jeito nenhum do Windows 10 na sua vida, existe um segredinho que poucos conhecem que vai permitir que você se mantenha nesse sistema até 2032: o Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021. Essa é uma versão menos conhecida do Windows 10, indicada para dispositivos especializados de uso fixo, isto é, que exigem alta estabilidade e não precisam de atualizações de recursos tão frequentes, priorizando as atualizações de segurança. Isso permite um sistema mais estável, já que ele não precisa ser constantemente atualizado.
A sigla LTSC, inclusive, significa Long-Term Servicing Channel, ou Canal de Manutenção a Longo Prazo em português, sugerindo que essa versão tem um ciclo de vida mais estendido. Por essa razão, ao instalá-lo, o usuário poderá continuar utilizando esse sistema até o dia 13 de janeiro de 2032, mas não exatamente da forma que ele está acostumado.
A grande questão é que essa versão não é indicada para usuários comuns, como aqueles que utilizam o Windows 10 para uso pessoal, como estudar e trabalhar. Na verdade, ele é indicado para hardwares que precisam funcionar de forma confiável por mais tempo, como sistemas de ponto de venda e equipamentos médicos. Ou seja, se você deseja adquiri-lo para utilizá-lo como se fosse o Windows 10, não irá conseguir, pois não há download público.
Migração para o LTSC traz benefícios ao usuário, mas não é indicado para qualquer um
Além de prolongar o prazo do uso do Windows 10 até 2032, existem outros benefícios por trás da instalação do Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021. Dentre eles, podemos citar um sistema mais leve, porque a atualização de recursos não ocorre com tanta frequência, evitando assim possíveis bugs. Vale dizer que essa instabilidade geralmente ocorre quando o software antigo não consegue mais conversar com o sistema novo. Apesar disso, as atualizações seguem sendo essenciais para manter a segurança do usuário.
Além disso, outro ponto positivo dessa versão é a ausência de bloatware, que nada mais são do que softwares instalados em dispositivos que não foram solicitados pelo usuário. Porém, adquirir essa versão não é tão simples quanto parece, especialmente para uso individual. Para consegui-lo, é preciso ter licenciamento, algo que não é fácil de conseguir. Além disso, o usuário acaba abrindo mão de várias funcionalidades e melhorias do Windows que podem comprometer a sua experiência.
Ver 0 Comentários