Em uma pequena cidade do Velho Oeste americano, os moradores se reuniram ao redor da forca para testemunhar a execução de um homem conhecido como Tuco. Nesse momento, uma nuvem de fumaça sobe do topo de um celeiro de madeira. Assim que a figura de um homem emerge das sombras, tragando calmamente seu charuto, uma curta música começa a tocar no palco.
Essa melodia, criada para imitar o uivo de um coiote, se tornará um leitmotiv recorrente, acompanhando não apenas esta cena, mas todo o filme. É assim que o Alló Cine relembra uma das trilhas sonoras mais famosas da história do cinema. Estamos falando, é claro, da música-tema de Três Homens em Conflito.
Porque, sim, você tem que admitir: mesmo não sendo fã de faroeste "spaghetti" como Quentin Tarantino, ou não gostando de Clint Eastwood (o que seria um pouco difícil de entender), você, como tantos outros, com certeza já ouviu, e até assobiou ou cantarolou, o clássico de Ennio Morricone. A música, que nos acompanha ao longo do terceiro volume da 'Trilogia dos Dólares', de Sergio Leone, cruzou fronteiras e se tornou sinônimo de tensão, tristeza ou simplesmente uma aventura no Velho Oeste.
Todos nós, ou quase todos, a temos gravada na memória, e é por isso que vamos nos aprofundar aqui um pouco mais nesta obra musical — inclusive, vale a pena aproveitar para assistir a esse e outros longas-metragens do seu premiado diretor.
Do diretor e do compositor, porque Morricone e Leone não só trabalharam juntos nesta trilogia sobre o homem sem nome, estrelada por Clint Eastwood, mas também naquele que muitos consideram seu melhor faroeste, 'Era Uma Vez no Oeste' — e este, obviamente, também tem uma ótima trilha sonora com aquele som inconfundível de gaita.
No entanto, é preciso admitir que esta peça não atingiu o nível de reconhecimento do tema principal de 'Três Homens em Conflito'. Essa composição ressoou muito, e continua ressoando hoje, porque parecia original e conseguiu criar uma atmosfera evocativa capaz de nos acompanhar pelas mais de duas horas de filme.
A melodia poderia parecer simples e até repetitiva, mas a instrumentação exótica e tensa que Morricone inseriu capturou perfeitamente a tristeza, a tensão e a dureza moral do filme, tudo isso apesar de ter sido composta originalmente antes do início das filmagens.
Um tema composto antes das filmagens
Leone tinha o hábito de encomendar a música ao já talentoso maestro italiano antes do início das filmagens ou durante os estágios iniciais da produção de seus filmes. O cineasta lhe dava um resumo da história e do tom do filme, mas não entrava em muitos detalhes, nem lhe entregava o roteiro. Então, quando estava pronto para filmar, Leone tocava a música de Morricone no set para ajudar os atores a entrarem no clima e fazer com que tudo se encaixasse melhor na cena. É uma maneira curiosa de trabalhar que deu ainda mais destaque à trilha sonora do longa-metragem, permitindo que esse tema de 'Três Homens em Conflito' alcançasse um status cult ainda maior.

"Existem duas maneiras do espectador perceber um filme: a visão e a audição. A visão representa 50% e a audição os outros 50%", declarou Morricone na ORTF (de acordo com um vídeo de arquivo divulgado no canal INA).
"Meus métodos de trabalho com o Sergio levam essa teoria em consideração, o que tem consequências práticas. Nem todos os diretores levam essa teoria em consideração, e certamente ela tem pouca importância para eles. E é claro que eu não trabalho com os outros da mesma forma que trabalho com o Sergio. (...) Quanto ao método, eu começo a trabalhar. O Sergio me conta a história, me mostra ou indica o enquadramento. Ele faz toda a encenação para mim e, conhecendo seu estilo, sei exatamente como a sequência será filmada. Começo a compor a música, ele me diz 'não'. Continuo compondo, e ele continua dizendo 'não'. E assim progredimos por um tempo, até que finalmente ele diz 'sim'", concluiu.
Acredita-se que Morricone tenha escolhido um instrumento ou voz diferente para representar cada um dos três personagens principais (um apito para Rubio, uma flauta para Sentencia, e um registro mais grave para Tuco), o que torna a composição ainda mais incrível. Seja como for, tudo isso é apenas uma desculpa para você se animar a assistir (ou rever) 'Três Homens em Conflito'. Atualmente, o filme está disponível em stramings como Netflix e Prime Video, no Brasil.
Você já viu o filme? Gosta da trilha sonora? É a sua favorita entre todas as compostas por Morricone?
Ver 0 Comentários