O Windows, sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, está em constante transformação para trazer melhorias aos usuários. Agora, o Windows 11, versão mais recente da Microsoft, ganhou uma nova função que permite que o sistema corrija falhas que impedem o seu funcionamento, sem precisar da intervenção do usuário. Chamado de Quick Machine Recovery (Recuperação Rápida de Máquina), o mecanismo já começou a ser liberado a partir da compilação do 26100.4762 do Windows 11 para usuários do programa de testes Windows Insider, mas deve chegar nos computadores domésticos ainda em 2025.
Entenda como funciona o Quick Machine Recovery
O Quick Machine Recovery, nova função disponibilizada pelo Windows 11, é um recurso de autoreparo que corrige falhas de inicialização. Isso significa que ele consegue detectar problemas que impedem ou atrapalham a correta inicialização do Windows 11. Mas por que essa nova atualização é tão importante? Esse modelo representa um avanço no sistema do Windows, uma vez que amplia as chances de correção de falhas sem depender do usuário. Afinal, sua ativação ocorre de forma automática, permitindo que os dispositivos se recuperem com mais facilidade em meio a falhas inesperadas.
Qual a diferença entre o “Reparo de Inicialização” e a “Recuperação Rápida de Máquina”?
Se você está por dentro do mundo da informática, deve ter notado que o Windows já possui uma funcionalidade muito parecida com a do Quick Machine Recovery: o Reparo de Inicialização. Então, qual é a grande diferença entre eles? Uma das diferenças principais é que o novo recurso tem a capacidade de se conectar à internet, permitindo que o computador consulte diretamente os servidores da Microsoft em busca de diagnósticos e soluções. Automaticamente, ele envia dados da falha para análise remota, o que possibilita a aplicação de correções disponíveis. Ou seja, é uma ferramenta mais eficiente, já que apresenta mais chances de sucesso para identificar o erro e baixar a correção correspondente.
No entanto, cabe dizer que, mesmo após a chegada do Quick Machine Recovery nos computadores, o “Reparo de Inicialização” será mantido no Windows 11. Isso porque essa função é uma alternativa quando não for possível conectar o computador à internet. Dessa forma, com a presença das duas funcionalidades, o sistema operacional do Windows vai garantir maior proteção mediante às diferentes situações que podem comprometer a inicialização do sistema.
Nova atualização do Windows 11 traz outras novidades
Apesar da Quick Machine Recovery ser um ótimo recurso na correção de falhas, essa não é a única novidade do Windows 11. A compilação da atualização do Windows 11 traz outras mudanças do sistema operacional que são significativas para os usuários. Uma delas é a substituição da “Tela Azul da Morte” por um aviso de erro com fundo preto, alterando a experiência do usuário nos momentos de falha crítica. Essa modificação tem por finalidade tornar o ambiente mais uniforme e pode ajudar na identificação dos diferentes tipos de erros que o sistema pode apresentar.
Além dela, outras melhorias serão feitas: a atualização vai reforçar dispositivos de proteção para detectar ameaças que possam comprometer o processo de inicialização, o sistema vai ficar mais atento para evitar que problemas pequenos evoluam para falhas graves e procedimentos manuais para restaurar o funcionamento do aparelho serão dispensados. Essas mudanças demonstram uma evolução do Windows na adaptação aos desafios de um ambiente digital que está em constante transformação.
Ver 0 Comentários