Uma das rotinas fixas de muitas pessoas logo ao acordar é preparar o café. Até quem não é muito fã da bebida, por vezes, acorda com uma xícara na mão. Porém, nem todo mundo prepara o próprio café, até porque fazer um de qualidade tem seus segredos: é melhor que o grão tenha sido moído recentemente e que a água já esteja quente ao adicionar o café, por exemplo. Além disso, saber a quantidade certa, como o café deve ficar no filtro e não se deixar levar pela pressa na hora de colocar no fogo são outros truques para que ele fique bom.
Se você já preparou alguns cafés na vida, já deve ter percebido que estamos falando da velha, clássica e confiável cafeteira italiana (como a que você vê acima), uma forma barata e relativamente simples de fazer café. É claro que convém explorar os diferentes tipos de cafeteiras para encontrar a que melhor se adapta ao gosto e à cozinha de cada um. A cafeteira italiana é capaz de fazer um café magnífico, mas às vezes acaba resultando em um café com gosto ruim.
Se o café tiver um sabor amargo, verifique a junta de silicone
Já adiantamos uma coisa: não é o café nem a cafeteira que está quebrada. Provavelmente, você se esqueceu de fazer uma pequena manutenção, mais especificamente de uma pequena e simples peça de plástico dentro do aparelho. Inclusive, vale destacar que a cafeteira italiana foi inventada por Luigi Di Ponti e patenteada por Alfonso Bialetti há quase um século. Não é a única, longe disso, mas é a original.

Depois de fazer o café, é necessário limpar a cafeteira, sendo necessário desmontá-la em suas cinco partes: a câmara inferior, o filtro, a câmara superior e duas pequenas peças essenciais para o seu bom funcionamento: uma arruela de silicone, responsável por manter a pressão, e um filtro de silicone, que é fixado à câmara superior com a arruela mencionada anteriormente.
Se, à medida que se faz o café, essas duas peças não são limpas, os resíduos orgânicos do café e o calcário da água vão se acumulando e deteriorando-as. A peça metálica pode acumular sedimentos, mas a borracha pode apodrecer — até aparecer mofo.
Portanto, podemos comprar café de boa qualidade, seguir à risca o ritual de preparação, usar água de boa qualidade... e mesmo assim os cafés que preparamos ficam cada vez mais amargos sem motivo aparente. A resposta é limpar ou substituir essas peças.

Além disso, trata-se de um procedimento realmente rápido e fácil: as peças podem ser removidas com a ajuda de um dedo ou fazendo alavanca com a parte de trás de uma colher. A partir daí, podemos retirá-las e limpá-las profundamente, o que contribuirá para prolongar sua vida útil. Mesmo assim, elas não são eternas e as de plástico ainda menos; se ambas as peças de silicone perderem sua cor branca inicial e ficarem com outros tons, como amarelo, marrom ou cinza, é melhor trocá-las.
A boa notícia é que é fácil encontrá-las e elas costumam ser bem baratas (há opções por menos de R$ 20). Depois de se certificar de que o tamanho é o mesmo, pouco mais é necessário para que a cafeteira italiana continue como no primeiro dia.
Capa | Foto de Sten Ritterfeld em Unsplash
Ver 0 Comentários