Jack Ma, fundador do Alibaba, é um entusiasta do Tai Chi Chuan e milionário; por isso, ele se presenteou com o papel de estrela em um filme de artes marciais

De todas as ideias que Jack Ma apresentou, esta é a mais estranha

De todas as ideias que Jack Ma apresentou, esta é a mais estranha
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Jack Ma, fundador e CEO do Alibaba, é conhecido mundialmente por ter fundado um império tecnológico na China, mas também se aventurou no mundo do cinema. E, dentre todos os gêneros, nas artes marciais. Uma excentricidade que ele se permitiu preencher com as principais estrelas do gênero, mas que era mais do que apenas uma ideia para inflar o próprio ego: Ma pratica Tai Chi há 30 anos.

O homem, a lenda

Jack Ma, nascido em 1964 em Hangzhou, China, é o fundador (em 1999) e ex-CEO do Alibaba Group, um dos maiores conglomerados de comércio eletrônico do mundo. Ele fundou a empresa com o objetivo de conectar empresas chinesas a compradores internacionais, revolucionando o comércio digital. Sua visão transformou o Alibaba em um gigante global de comércio eletrônico e tecnologia. Atualmente, ele se dedica à filantropia e à educação, enquanto sua empresa enfrenta um declínio significativo em sua influência há anos.

22 minutos de surras

Em 2017, antes de se aposentar do Alibaba, Jack Ma estrelou e coproduziu um curta-metragem de artes marciais intitulado "Gong Shou Daoo" (literalmente, "A Arte de Atacar e Defender"): um filme de 22 minutos que retrata Ma como um mestre de Tai Chi Chuan enfrentando uma série de rivais, todos atores lendários do cinema de ação chinês. Personalidades como Jet Li, Donnie Yen, Tony Jaa, Wu Jing, Natasha Liu Bordizzo e o campeão de boxe Zou Shiming concordaram em participar gratuitamente, motivados pelo desejo de promover a cultura e as artes marciais chinesas globalmente.

Tudo pelo Tai Chi Chuan

Jack Ma, como mencionamos, pratica Tai Chi Chuan há trinta anos e usou o filme para destacar a filosofia e os valores dessa disciplina marcial, com foco no equilíbrio e na harmonia. O projeto surgiu da intenção de preservar e disseminar essa disciplina e de refletir o Tai Chi Chuan na tela como uma arte com aspectos físicos e espirituais. Resultado: mais de 170 milhões de visualizações quando foi lançado, em 2017.

Mas tudo bem, ou o quê?

Quer dizer, um filme estrelado por Donnie Yen e Tony Jaa não pode ser ruim. Além disso, os fãs têm a chance de se reconectar com Jet Li, que está semi-aposentado dos filmes de ação há anos, em um papel razoavelmente longo com lutas. Ma não é o ator mais poderoso ou expressivo, mas só por esse presente para os fãs, ele merece nossa aprovação.

Se você quiser mais Tai Chi

Falando em Jet Li e em Tai Chi, o coreógrafo do filme é Ku Huen-Chiu, escolhido deliberadamente por Ma. Além de uma carreira movimentada com filmes como a continuação de "Matrix", "Kill Bill" e vários clássicos de ação de Hong Kong dos anos 90, Ku Huen-Chiu participou das filmagens de "Tai Chi Master", uma maravilha de Li e Michelle Yeoh, dirigida por ninguém menos que Yuen-Woo Ping, um dos maiores coreógrafos de ação chineses de todos os tempos. Então, se você acha que Tai Chi é coisa para velhos no parque, confira este divertido épico marcial dinástico e você mudará de ideia.

Inicio