A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA suspendeu a importação de pneus fabricados na Sérvia no final da semana passada e ordenou sua apreensão em todos os portos americanos.
O motivo dessa decisão é que os pneus em questão, produzidos pela Linglong em uma fábrica em Zrenjanin, no norte da Sérvia, supostamente são fabricados sob coação. Após uma investigação e análise de informações que indicam trabalho forçado na fábrica, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) ordenou a apreensão imediata de todos os carregamentos de pneus produzidos nessa unidade sérvia em todos os portos americanos.
Pneus chineses na Sérvia sob coação
A CBP afirmou que sua avaliação foi baseada em "depoimentos de trabalhadores, documentos, fotografias, relatórios de ONGs, artigos de imprensa e pesquisas acadêmicas". A CBP também afirmou que as evidências demonstraram práticas como retenção de documentos de identidade, intimidação, isolamento, horas extras excessivas, não pagamento de salários, servidão por dívida, condições de trabalho abusivas, engano e exploração da vulnerabilidade.
"A mensagem é clara: os Estados Unidos não tolerarão trabalho forçado nas cadeias de suprimentos", afirmou o Comissário da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), Rodney S. Scott, em um comunicado publicado no site da CBP.
Vale ressaltar que a marca chinesa Linglong Tire iniciou a produção em massa de pneus em sua fábrica na Sérvia em setembro de 2024. Esta é a sua primeira fábrica na Europa, e o enorme investimento necessário foi financiado por Pequim nos Bálcãs.
A Linglong fabrica pneus convencionais para veículos de passageiros, bem como pneus todo-terreno e agrícolas. © Linglong
A Linglong nega as acusações, e a Sérvia também
Em 2021, a fábrica, então em construção, foi notícia depois que centenas de trabalhadores vietnamitas entraram em greve após alegações de práticas enganosas de recrutamento. Em fevereiro de 2024, organizações da sociedade civil sérvia também relataram o caso de 14 trabalhadores indianos adicionais supostamente submetidos a trabalho forçado na fábrica da Linglong, uma marca fundada em 1975.
Essas alegações foram repetidamente refutadas pelas autoridades sérvias, enquanto a empresa chinesa negou qualquer responsabilidade, alegando que os trabalhadores haviam sido contratados por uma de suas subcontratadas.
Laços da Sérvia com Pequim
O Parlamento Europeu posteriormente solicitou uma investigação sobre as alegações de tráfico de trabalhadores vietnamitas para a Sérvia, um país que detém a maior parte das reservas de lítio da Europa, e de trabalho forçado. Em seu relatório de 2025 sobre tráfico de pessoas, o Departamento de Estado dos EUA observou que o governo sérvio "havia feito poucos progressos na investigação em andamento sobre as alegações de trabalho forçado nesta fábrica".
A Sérvia, que possui um acordo de livre comércio com Pequim, é um país candidato à adesão à UE, mas tem sido repetidamente criticada pela falta de fiscalização das empresas chinesas.
Ver 0 Comentários