Tendências do dia

Escondida por 43 anos pelo primeiro dono, esta Mercedes nunca emplacada acaba de ser encontrada

Mercedes 500 SL de 1982 agora passa a fazer parte da coleção do especialista britânico The SL Shop, que a transformará em uma peça de museu

Mercedes 500 SL / Imagem: Divulgação
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1304 publicaciones de Victor Bianchin

Se a cada nova descoberta pensamos que é a última, a verdade é que o mundo continua a nos reservar belas surpresas automotivas. Existem, é claro, os clássicos “saídos de celeiros”, vindos de garagens abandonadas e congeladas no tempo. Mas, às vezes, sem aviso, surge um carro de várias décadas, intacto, novo ou quase, que reaparece.

Foi assim que, em uma garagem de Staffordshire, no Reino Unido, sob uma capa perfeitamente ajustada, dormia desde 1982 uma Mercedes 500 SL R107 praticamente recém-saída da fábrica. No hodômetro, apenas 42 milhas, ou seja, 68 km.

Seu proprietário, Sr. Hough, relojoeiro de profissão, havia comprado o carro novo em 30 de novembro de 1982 por £24.400 — o equivalente hoje a cerca de R$ 627 mil — antes de decidir nunca emplacá-lo. Por quê? Não há detalhes. Sem exposição ao trânsito, à luz do Sol ou à chuva, o carro foi guardado em um local aquecido e desumidificado. O resultado: a pintura Blue Green Metallic ainda brilha como no primeiro dia, sem o menor sinal de oxidação.

Mercedes

Viagem ao passado

O que impressiona é a perfeição dos detalhes: os adesivos de fábrica ainda estão no lugar, a cera protetora Waxoyl cobre o motor e o escapamento e os pneus Michelin XWX originais nunca rodaram. No interior, o couro, as madeiras e até o aroma da época testemunham a qualidade de fabricação de um período em que a Mercedes construía carros para durar.

O carro estava equipado com todas as opções possíveis na época: ar-condicionado, bancos aquecidos, ABS, estofamento de couro e pintura metálica — mais de £2.300 (quase R$ 16,5 mil) em opcionais. Seria interessante ver se uma Mercedes SL atual, colocada sob uma cúpula hoje, recém-saída da fábrica, resistiria tão bem ao tempo até 2068.

Mercedes

O último testemunho de uma era de ouro

Para Sam Bailey, fundador da The SL Shop, esta 500 SL é “o reflexo mais fiel dos planos originais da R107”. O especialista em Mercedes, e especificamente neste modelo, que recuperou o carro, afirmou que ele nunca será colocado à venda: o modelo será instalado em um espaço especialmente preparado, climatizado e aberto ao público, servindo como referência para futuras restaurações.

Mercedes

Trata-se possivelmente do único exemplar não restaurado e jamais emplacado de 500 SL existente fora do Museu Mercedes-Benz de Stuttgart. Não é possível ter absoluta certeza, mas uma coisa é certa: modelos assim conservados são raríssimos.

Vale lembrar que a 500 SL, lançada em 1980, representava o ápice do luxo e da potência à alemã: V8 de 5.0 litros com 240 cv, câmbio automático de 4 marchas e conforto de primeira classe. Na época, esta SL podia competir em desempenho com Ferraris e Maseratis, oferecendo, ao mesmo tempo, uma confiabilidade muito superior.

Este texto foi traduzido/adaptado do site L’Automobile Magazine.


Inicio