Se você tem cascas de pistache em casa, tem um tesouro: elas podem melhorar a vida das suas plantas

Uma vez limpas e trituradas, elas podem ter múltiplos usos no jardim ou em nossos vasos.

Cascas de pistache trituradas podem dar mais vida às suas plantas e protegê-las de pragas | Imagem: PxHere
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

232 publicaciones de Igor Gomes

Pistaches são nozes deliciosas que podemos comer se estivermos procurando um lanche saudável. Você pode comprá-los já descascados ou com sua casca dura e alongada característica.

Neste último caso, o preço será mais econômico, já que uma parte significativa do peso do produto está na casca, que normalmente removemos e depois descartamos. No entanto, essas sobras naturais ainda podem ser reaproveitadas em casa, especialmente se tivermos jardim, pomar ou vasos.

Como reutilizar cascas de pistache

Como explicam esses especialistas em jardinagem, as cascas de pistache são um elemento natural que pode ser muito útil como cobertura morta do solo, se polvilhadas ao redor das plantas como uma espécie de cobertura morta natural. Elas servem tanto para reter a umidade do solo quanto para prevenir o crescimento de ervas daninhas.

Também é útil para repelir ou impedir que certas pragas, como caracóis e lesmas, causem estragos em nossas plantas. O motivo é que sua textura áspera e afiada não é confortável para eles deslizarem, e eles tendem a evitá-los.

Então, como posso usar as conchas? Basta despejá-las diretamente no solo das minhas plantas? Não. Você precisa prepará-las com antecedência.

  • Comece limpando as conchas, mergulhando-as em um recipiente com água para remover qualquer resíduo de pele, sujeira e excesso de sal. Escorra-as e deixe-as secar, espalhadas sobre um pano ou papel-toalha, ao sol.
  • Depois de completamente secas, trituramos as cascas até que adquiram uma textura pulverulenta, quase terrosa, ou uma textura mais grossa, se quisermos repelir lesmas e caracóis. Você pode usar um processador de alimentos potente, mas para evitar danificar as lâminas do seu eletrodoméstico, a maneira mais fácil é primeiro colocar as cascas entre duas camadas de pano e amassá-las com um rolo de massa antes de colocá-las na máquina. Uma vez quebradas, é mais fácil triturá-las com um processador de alimentos, liquidificador potente ou moedor de café, com paciência.
  • Depois de adquirirem a textura homogênea de solo fino, você pode usá-los em suas plantas, e eles também têm diversas utilidades. Se você faz composto, basta adicioná-los à sua mistura de composto para enriquecê-la. Isso melhora a estrutura e a aeração do solo e pode ajudar a equilibrar o pH em solos mais alcalinos.

Ao triturar as cascas, aceleramos o processo de decomposição do material duro e podemos usá-las diretamente no processo de compostagem. No entanto, se você não quiser usar o liquidificador para fazer isso, pois pode danificar as lâminas, ou se não tiver um à mão, também pode deixar as cascas sem triturar em uma composteira de jardim. Nesse caso, o processo de decomposição levará muito mais tempo, mas elas acabarão se decompondo.

E se quisermos evitar que lesmas e caracóis comam nossas plantas, precisaremos colocar cascas de pistache diretamente ao redor dos caules, sem esmagá-los. Isso criará uma barreira desagradável para essas pragas e reduzirá as chances de elas subirem até as folhas para se alimentarem.

Inicio