A união entre a engenharia e a tecnologia proporciona a construção de estruturas incríveis, desde atrações turísticas, como a Torre Eiffel, a obras que transformam a mobilidade urbana, melhorando a qualidade de vida da população. É o caso da ponte mais alta do mundo, inaugurada no último domingo (5) na província de Guizho, na China. Com 625 metros de altura, o equivalente a duas Torres Eiffel empilhadas, a Ponte Huajiang Grand Canyon reduziu o tempo de viagem de 2 horas para apenas 2 minutos. Erguida sobre um grande cânion cercado por montanhas, a ponte é um exemplo do domínio do país nos setores de engenharia e infraestrutura.
China e a paixão por megainfraestruturas
Não é de hoje que a China tem um certo fascínio por megainfraestruturas. Segundo a Agência de Notícias Xinhua, quase metade das 100 pontes mais altas do mundo estão localizadas em Guizhou, a região montanhosa onde foi construída a ponte mais alta do mundo. Essa medida faz parte de uma estratégia nacional para integrar áreas isoladas e impulsionar o desenvolvimento econômico. Dessa forma, nos últimos anos, o governo chinês tem apostado em diversos tipos de projetos de infraestrutura, como a construção de pontes, ferrovias, túneis e barragens.
Maior ponte do mundo demorou três anos para ser construída
Construída sobre o profundo Cânion Huajiang, a ponte Huajiang Grand Canyon atravessa o Rio Beipan e exigiu um grande esforço até ficar pronto. Afinal, a província de Guizho fica localizada em uma região desafiadora para a engenharia, onde o relevo apresenta irregularidades e desníveis que dificultam a logística da construção. No entanto, nem mesmo essas limitações foram suficientes para que os chineses desistissem.
Com 2.890 metros de comprimento, um vão central de 1.420 metros sustentado por cabos de aço que pesam 9 mil toneladas e 625 metros de altura, a ponte Huajiang Grand Canyon é um das maiores e mais impressionantes construções do mundo. O projeto começou oficialmente em 2022 e foi concluído em tempo recorde de três anos. Além da complexidade estrutural, a região de Guizho é propensa a terremotos, o que levou à instalação de sensores inteligentes para monitorar vibrações em tempo real.
Ponte vai reduzir viagem de duas em horas para 2 minutos
A ponte Huajiang Grand Canyon não foi construída para quebrar recorde, mas para facilitar a vida dos moradores e o transporte em Guizhou, uma das províncias menos acessíveis da China devido ao seu terreno montanhoso. Para se ter uma ideia, a nova rota vai reduzir o tempo de viagem sobre o cânion de duas horas para apenas dois minutos. Com a construção da ponte, a expectativa é que o fluxo de pessoas e mercadorias melhore entre a província de Guizhou e a metrópole de Shenzhen, a sexta cidade mais populosa da China, localizada a 1.288 quilômetros dali.
Ver 0 Comentários