Nem Tailândia, nem Brasil: início do MotoGP pode ser adiado em um mês devido a dúvidas sobre primeiros circuitos

  • Circuito brasileiro estaria gerando dúvidas, a apenas dois meses da chegada do MotoGP;

  • Somando-se aos problemas da Tailândia, campeonato pode ter que adiar seu calendário

Imagem | MotoGP
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1234 publicaciones de PH Mota

O Campeonato Mundial de MotoGP está programado para começar em 27 de fevereiro no circuito de Buriram, na Tailândia, mas tudo pode mudar inesperadamente. No momento, parece que as duas primeiras corridas do campeonato, incluindo a do Brasil, podem estar seriamente em dúvida, forçando um adiamento geral de um mês.

Se há algumas semanas já surgiam dúvidas sobre a situação na Tailândia, agora é a vez do Brasil. O novo circuito de Goiânia está gerando incertezas após as primeiras inspeções técnicas, e a apenas dois meses do retorno da MotoGP ao nosso país, não há garantias de que a corrida acontecerá em 2026.

Brasil e Tailândia, as duas primeiras corridas, em cheque

"Uma inspeção técnica preliminar não correu bem." Essa é a frase que soou o alarme, escrita pelo jornalista Simon Patterson em seu perfil no X, numa publicação em que ele sugere que o Grande Prêmio do Brasil pode não ser realizado em 2026 como inicialmente planejado.

O GP de Goiânia está previsto para ser a segunda corrida da temporada, de 20 a 22 de março, no novo circuito sendo preparado na cidade. O problema é que, por ser um circuito novo, ele precisa atender a certas exigências, e nas últimas inspeções surgiram dúvidas. Um resultado que não podemos dizer que seja surpreendente.

Na verdade, é raro no MotoGP que um novo Grande Prêmio aconteça na primeira tentativa. Basta ver quanto tempo levou para incorporar o Balaton Park, os altos e baixos com a Índia, o Grande Prêmio do Cazaquistão anunciado e depois cancelado, ou toda a confusão com a Finlândia, que se tornou um meme que aparecia no calendário todos os anos, mas com o qual ninguém contava.

MotoGP

O problema é que as más notícias estão se acumulando para o MotoGP. Porque, além das dúvidas com o Brasil, devemos somar as da Tailândia. O circuito de Buriram ainda está transformado em campo de refugiados devido à guerra entre a Tailândia e o Camboja, e no momento parece difícil organizar qualquer tipo de evento no local.

O GP tailandês deveria ser a abertura desta temporada, enquanto o do Brasil seria o segundo. Portanto, se as duas primeiras etapas do calendário forem canceladas, o início do Campeonato Mundial de MotoGP terá que ser adiado para o fim de semana de 27 a 29 de março, no circuito de Austin, Texas, nos Estados Unidos.

X

Veremos como a MotoGP resolverá esses dois primeiros contratempos que a ameaçam mesmo antes de começar.

Imagens | MotoGP

Inicio