Uma cidade inteira no País de Gales ficava sem internet todos os dias às 7h — e a culpa era de um único morador

Uma TV de tubo antiga conseguiu derrubar a internet de uma vila inteira no Reino Unido

Tv De Tubo. Créditos:ShutterStock
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

414 publicaciones de Laura Vieira

Durante cerca de um ano e meio, moradores de uma pequena vila no País de Gales conviviam com um problema constante, mas difícil de explicar: todas as manhãs, por volta das 7h, a internet simplesmente parava de funcionar. O caso aconteceu em Aberhosan e só foi esclarecido após uma investigação técnica detalhada conduzida por engenheiros da operadora local. O mais surpreendente é que a causa não era um problema que os técnicos esperavam, como falha na rede ou sabotagem, mas um aparelho doméstico muito comum: uma televisão. 

Problema com a queda de internet durou 18 meses

A vila de Aberhosan dependia de conexões DSL, uma tecnologia de internet banda larga que utiliza cabos de cobre que é sensível a interferências eletromagnéticas. Durante meses, os moradores da vila relataram sofrer com quedas constantes de internet sempre no mesmo horário, sem qualquer motivo que justificasse. A Openreach, responsável pela infraestrutura, chegou a substituir cabos antigos na tentativa de resolver o problema, mas o problema persistiu.

Diante da repetição do padrão, o engenheiro Michael Jones passou a suspeitar de um tipo específico de interferência elétrica conhecido como SHINE (Single High-level Impulse Noise). Ele ocorre quando um dispositivo emite ruídos eletromagnéticos intensos o suficiente para comprometer sinais de banda larga, especialmente em redes mais antigas.

Um analisador de espectro foi utilizado para confirmar a suspeita

Para confirmar a hipótese, a equipe decidiu agir de forma prática. Eles utilizaram um analisador de espectro, instrumento eletrônico que visualiza a potência de um sinal em função da frequência. Exatamente às 7h da manhã, o equipamento detectou um pico intenso de interferência elétrica. Seguindo o sinal, eles chegaram à casa de um morador que, todos os dias, ligava uma antiga TV de tubo para assistir a um programa.

Após descobrirem a origem do problema, o proprietário ficou surpreso. Ele não imaginava que o simples hábito de ligar sua TV fosse suficiente para derrubar toda a internet da vila. Ele acabou se comprometendo a não utilizar mais a televisão, mas como solução definitiva, a Openreach planejou levar fibra óptica para Aberhosan para acabar de vez com o risco de interferências desse tipo.


Inicio