O engenheiro galês James Howells tem uma história verdadeiramente surpreendente: seu disco rígido foi parar em um aterro sanitário porque ele descartou o disco errado por engano. Isso aconteceu em 2013 e, na época, os poucos bitcoins que ele possuía praticamente não valiam nada. Mas hoje, essa perda equivale a impressionantes € 737 milhões (equivalente a R$ 4,5 bilhões).
Howells passou 12 anos procurando o disco rígido perdido no aterro e entrando com pedidos judiciais para obter permissão para realizar uma busca mais abrangente. O Tribunal Superior decidiu em janeiro de 2025 que sua reivindicação "não tem perspectivas realistas de sucesso". Ele tentou de tudo, desde entrar com ações judiciais até comprar o próprio aterro, que tem previsão de fechamento em 2026.
Porém, em 2025, surgiu uma oportunidade de ouro: a empresa americana LEBUL adquiriu os direitos exclusivos para produzir uma série documental com elementos de ficção intitulada "The Buried Bitcoin: The Real-Life Treasure Hunt of James Howells" (O Bitcoin Enterrado: A Caça ao Tesouro da Vida Real de James Howells). A série abordará tanto a história de Howells quanto a história das criptomoedas.
E como isso afeta a sua causa?
O engenheiro acredita que "depois de assistirem ao documentário, os espectadores entenderão que é possível alcançar esse objetivo", compartilhou a JeuxVideo. Sua história o levou do anonimato ao recebimento de quase 200 propostas de produtoras, colaborações com plataformas de streaming e apoio de patrocinadores de todos os tipos. A estreia está prevista para 2025. Agora, a questão é se ele finalmente encontrará o disco rígido com os 8.000 bitcoins.
Imagem de capa | Mumtahina Tanni
Ver 0 Comentários