O que é o Clawdbot, o que ele pode fazer no seu computador e quais são os seus perigos?

Vamos explicar as funções desse agente de inteligência artificial que revolucionou a internet devido às suas infinitas possibilidades

Imagem | Clawdbot
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1290 publicaciones de PH Mota

Vamos explicar o que é o Clawdbot, a nova sensação da inteligência artificial que pode controlar o computador para você. É uma ferramenta com diversas aplicações, um dos agentes de IA mais poderosos da atualidade, mas também possui um lado perigoso.

Começaremos explicando de forma simples e compreensível o que exatamente é essa ferramenta. Em seguida, falaremos sobre suas principais funções e, por fim, mencionaremos seus principais perigos. Embora suas vantagens sejam incontáveis, também é uma ferramenta muito perigosa.

O que é o Clawdbot?

O Clawdbot é um assistente pessoal de inteligência artificial que pode controlar dispositivos. É totalmente gratuito e de código aberto, o que contribuiu para sua fama, já que é totalmente transparente e não custa um único centavo.

A IA pode ser controlada pela web ou por aplicativos de mensagens. Isso significa que possui uma interface web como ChatGPT ou Gemini, mas você também pode integrá-lo a WhatsApp, Telegram, Slack, Discord, Google Chat ou iMessage, entre outros, e fazer solicitações por meio deles.

Embora estejamos falando de um bot com o qual podemos interagir, não exatamente uma IA como o ChatGPT. É um agente, um programa que usa inteligência artificial para executar diferentes ações num ambiente com base no que você solicitou. Ele pode tomar decisões e controlar diferentes recursos.

Na prática, isso significa que o Clawdbot poderá abrir aplicativos ou gerenciar arquivos, podendo escrever ou modificá-los, controlar o que é feito dentro de cada aplicativo e até mesmo acessar contas que você vinculou. Tudo o que você precisa fazer é instalá-lo a partir do console do seu computador, conforme explicado no site oficial clawd.bot.

Imagine que você peça para ele escrever uma mensagem de WhatsApp para sua mãe. Ao fazer isso, a ferramenta abrirá o WhatsApp, procurará o contato da sua mãe, escreverá a mensagem que você solicitou e a enviará.

Outro ponto importante é que este programa tem acesso a todo o seu disco rígido e armazenamento, portanto, terá memória ilimitada. Além disso, quanto mais ele souber sobre você, mais e melhores serão as sugestões que ele poderá lhe dar sobre tarefas a serem realizadas.

O que ele pode fazer no seu computador

Clawdbot

Ao instalar o Clawdbot no seu computador, você precisará conceder permissões para que ele execute todas as ações necessárias. Essas permissões serão usadas para automatizar processos. Eis o que você poderá fazer:

  • Acessar totalmente seu computador através do shell
  • Controlar seu navegador enquanto estiver conectado
  • Ler e gravar no sistema de arquivos
  • Acessar totalmente seu e-mail, calendário e qualquer outro dispositivo ao qual você se conectar
  • Memória persistente entre sessões
  • Capacidade de enviar mensagens proativamente para você em aplicativos ou contas que você configurar
  • Integra-se com mais de 50 aplicativos, como WhatsApp, Telegram, Discord, Slack, Signal, iMessage, Claude, GPT, Spotify, Hue, Obsidian, X, seu navegador, Gmail, GitHub, Nextcloud, Nostr, Teams, WeChat, OpenAI, Gemini, Notion, Trello, Sonos, Shazam, Home Assistant, 1Password, câmeras, busca de GIFs e todos os sistemas operacionais.

Isso significa dar a você controle total de tudo em seu computador para que ele possa executar qualquer tarefa que você pedir. Parece útil, mas também é incrivelmente perigoso.

O mais surpreendente é que, ao interagir com aplicativos de mensagens, você pode pedir que ele faça algo pelo WhatsApp ou Telegram, e este programa controlará totalmente seu computador Windows ou Mac para executar a tarefa. Imagine, por exemplo, que você está fora de casa, mas a ferramenta está instalada no seu computador. Então, você pode usar o Telegram e pedir que ele faça algo no seu computador, e ele executará a ordem remotamente, sem que você precise estar presente.

Você também pode pedir que ele realize outras tarefas, como baixar e instalar programas, pesquisar sites em busca de determinados tópicos ou recursos e preparar um resumo para quando você for usar o computador. Ele pode criar um site para você ou até mesmo controlar os sistemas de automação residencial da sua casa de acordo com determinados parâmetros, caso tenha acesso aos sensores.

Quais são os perigos?

O desempenho deste agente de inteligência artificial é espetacular, mas os perigos que ele apresenta também são. Você está lhe dando controle total sobre seus arquivos, o que significa que um erro pode danificar seu computador ou quaisquer arquivos armazenados nele.

Imagine que você tenha um documento com informações muito valiosas e, ao pedir para adicionar conteúdo, algo aconteça e o que estava lá seja apagado. Ele também terá controle sobre seus aplicativos e os sites nos quais você está logado, podendo realizar ações por você. Mas, como qualquer IA, ele pode falhar e modificar informações ou enviar mensagens indesejadas.

Além disso, esta ferramenta também é muito sensível a ataques de injeção de prompts. Imagine que alguém lhe envie um PDF e você peça ao Clawdbot para resumi-lo. Este PDF pode conter algum texto oculto pedindo que você ignore instruções anteriores e faça algo que pode ser prejudicial, como enviar seus dados para um servidor externo, enviar mensagens publicitárias ou roubar contas que você tenha abertas. O agente fará isso sem que você perceba.

Aqui, os especialistas recomendam que, se você não entende bem esse tipo de programa e seus perigos, use-o em uma máquina virtual com acesso limitado aos recursos reais do seu computador, ou num computador secundário onde você não tenha tantas informações pessoais ou conteúdo sensível.

Em suma, se você não possui o conhecimento técnico necessário para configurá-lo, talvez seja melhor não fazê-lo.

Inicio