Tendências do dia

Em 2011, um grupo de investidores comprou 80.000 bitcoins. Eles acabaram de vender por um preço 17.000.000% maior

Nas últimas semanas, outros movimentos multimilionários de BTC também foram registrados

Pessoas que compraram Bitcoin mais de uma década atrás resolveram vender / Imagem: Kanchanara | Erling Løken Andersen
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1014 publicaciones de Victor Bianchin

“HODL” é a palavra favorita dos criptoentusiastas. Não é uma sigla, mas sim uma espécie de meme ou brincadeira interna que é simplesmente uma variação do verbo inglês “hold” (manter, segurar). Esse termo resume grande parte da filosofia desses usuários, que acreditam que as criptomoedas são um investimento de longo prazo e que devem ser mantidas por anos para obter o máximo benefício. E tem gente mostrando que isso funciona.

17.000.000% de lucro

Na semana passada, uma “baleia” (whale) do bitcoin vendeu 80.000 bitcoins por 9,5 bilhões de dólares. Um usuário no X (antigo Twitter) detectou essa transação massiva e a rastreabilidade implícita na blockchain do bitcoin permitiu saber que esses bitcoins foram adquiridos (ou provavelmente minerados) em 2011, quando valiam 54 mil dólares. Isso significa que, nesses 14 anos, o lucro de quem vendeu foi simplesmente incrível: 17.000.000%.

Mas ele não é o único. Outro criptoentusiasta antigo — que alguns acreditam ser o criptoevangelista Roger Ver — também vendeu recentemente outros 80.000 BTC. Ele os adquiriu em 2014 por 210 mil dólares e, no início do mês, foi detectada a transação pela qual os vendeu por 8,6 bilhões de dólares. O lucro dele: 4.000.000%.

Houve outros movimentos bastante notáveis, embora, comparativamente, fiquem na sombra dos dois anteriores. No início de julho, duas carteiras de bitcoin que estavam inativas há 14 anos transferiram 10.000 BTC cada uma para outras carteiras diferentes. Em 2011, esses 10.000 BTC custariam 16 mil dólares. Hoje, seu valor total estaria em torno de 1 bilhão de dólares.

Essas transações aconteceram justamente quando o bitcoin atingia valores históricos. No dia 14 de julho, a criptomoeda alcançou 123 mil dólares, embora desde então tenha sofrido uma pequena correção e o valor atual esteja próximo de 118 mil dólares.

HODL e vontade de ferro

Alguns usuários brincavam dizendo que esse vendedor vai se arrepender quando (ou melhor, “se”) o bitcoin atingir o valor de um milhão de dólares, mas o fato é que quem vendeu é um exemplo espetacular da filosofia HODL. Manter seus bitcoins por todos esses anos teve que ser um exercício de paciência extraordinário, especialmente quando nesse período aconteceram várias altas (e quedas) importantes que certamente provocaram grandes tentações de vender. Eles resistiram e agora estão colhendo a recompensa.

Demanda excepcional

Como reporta o CoinTelegraph, a demanda por bitcoin tem sido tão espetacular que, por exemplo, a venda dos 80.000 BTC (equivalente a 0,4% da quantidade circulante atualmente) foi “completamente absorvida pelo mercado” quase que imediatamente. Supunha-se que movimentos dessa magnitude deveriam impactar mais o preço do bitcoin, mas isso quase não aconteceu. O impacto logo após a venda foi sentido — uma queda de valor de cerca de 3,5% —, mas os efeitos colaterais dessa venda foram aparentemente nulos. Alguns analistas afirmam que o que aconteceu indica que o BTC deve continuar subindo de preço em breve.

Imagem | Kanchanara | Erling Løken Andersen

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio