Tendências do dia

O telefone toca, você atende e eles desligam. Assim funciona o “robocalling”, uma das práticas mais irritantes dos spammers telefônicos

Felizmente, podemos usar a Siri para nos vingar

Robôs testam as linhas para saber se estão ativas / Imagem: Applesfera
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

944 publicaciones de Victor Bianchin

Com certeza isso já aconteceu com você, e talvez você até tenha retornado a ligação. E embora usemos o iPhone muito mais para outras coisas do que para falar ao telefone, o próprio nome dele deixa claro o que é: um dispositivo com uma linha telefônica aberta para fazer e receber chamadas de qualquer lugar.

Mas, hoje em dia, cada vez temos mais medo de atender ligações, porque muitas delas escondem algum golpe que tenta clonar nossa conta bancária ou conseguir nossos dados para alguma fraude. Mas o que acontece com as ligações que desligam sozinhas? Qual é o objetivo delas?

O robocalling: quando um bot quer saber se seu número está ativo

Ao imaginar um call center, você pode pensar em um grande escritório cheio de mesas com atendentes prontos para te ligar e te oferecer uma tarifa melhor de luz, celular e afins. Esse é o melhor dos casos. No pior, golpistas que se passam pelo seu banco para pedir suas senhas. No entanto, antes de você receber a ligação de um vendedor, eles primeiro testam quais linhas estão ativas. É por isso que você recebe uma ligação e, quando atende, ninguém responde.

Um servidor se encarrega de ligar automaticamente para milhares de números de telefone, registrando se a chamada é atendida ou não. Caso a chamada seja atendida, ela é salva em um registro e, posteriormente, desviada para uma equipe de pessoas que fará a ligação real, com fins comerciais.

Mesmo em call centers com pessoas por trás, na maioria das vezes, é o robocalling que realiza as ligações para o operador. A pessoa com o fone no ouvido apenas vê o número sendo discado aleatoriamente e, então, inicia a venda. Por isso, muitas vezes, recebemos uma ligação atrás da outra, mesmo tendo dito que não temos interesse. Não adianta bloquear os números: o robocalling liga de outra linha.

Embora, em geral, as empresas por trás das ligações de robocalling sejam companhias de seguros, energia ou internet, também há um número de chamadas com fins maliciosos. Diferenciar uma ligação de golpe de uma oferta real pode ser difícil.

iOS 26 traz uma solução: a Siri atende por você

A Apple introduziu uma função que muda completamente a forma como lidamos com essas ligações incômodas. O novo filtro de chamadas permite que a Siri atenda automaticamente quando um número desconhecido te liga, atuando como sua própria recepcionista.

Fone1

Quando você recebe uma ligação de um número desconhecido:

  • A chamada não toca, aparece silenciada
  • A Siri pergunta automaticamente quem está ligando e o motivo da ligação
  • Você vê uma transcrição em tempo real do que a pessoa responde
  • Você pode decidir se atende, desliga ou responde pela Siri

Se for um robô de robocalling, ele simplesmente fará seu discurso automático e você poderá ignorar sem ser incomodado. Se for uma pessoa de verdade, ela dirá quem é e você poderá decidir se te interessa.

Passos para ativar o filtro de chamadas no iOS 26 Passos para ativar o filtro de chamadas no iOS 26

Para aproveitar essa função, você precisará ter o iOS 26 instalado no seu iPhone. Para isso, será necessário esperar até setembro, ou você pode instalar a versão beta pública, que estará disponível em questão de dias. Com seu iPhone atualizado para o iOS 26, vá em Ajustes > Aplicativos > Telefone > Filtro de chamadas.


Inicio