Uma das novidades mais importantes que o Google apresentou para o Android este ano é um recurso que pode detectar se seu telefone foi roubado. No entanto, ele não estará disponível apenas para o novo Android 15, mas muitos usuários de dispositivos móveis com o sistema operacional do Android poderão aproveitar essa proteção.
É o caso do Samsung Galaxy. Os dispositivos móveis da empresa sul-coreana já receberam esse novo recurso de segurança, após a última atualização do One UI. Já existem muitos dispositivos que possuem essa função, e contamos tudo o que você precisa saber sobre essa nova medida de segurança para seu smartphone.
Como funciona o Bloqueio por detecção de roubo e como ativá-lo no Samsung Galaxy
O novo Bloqueio por detecção de roubo é um recurso que usa os sensores de movimento do dispositivo, bem como seus sistemas de conexão, para detectar se alguém pegou seu telefone abrupta e repentinamente. Por exemplo, se um ladrão roubou seu telefone das suas mãos enquanto você o estava usando.
Embora o Samsung Galaxy tenha medidas de segurança para evitar que ladrões acessem seu dispositivo, como bloqueio biométrico (seja por impressão digital ou reconhecimento facial), essas medidas não são de muita utilidade se seu telefone foi roubado enquanto você o estava usando e o dispositivo estava desbloqueado. O que o novo Bloqueio por detecção de roubo permite é proteger seu dispositivo nesses casos.
Quando detecta um roubo, o smartphone bloqueará sua tela e será necessário usar sua impressão digital ou PIN para acessar o dispositivo, assim seus arquivos e todo o conteúdo sensível que você armazena em seus celulares estarão protegidos: os ladrões não poderão acessar suas informações ou seus aplicativos, como o WhatsApp.
Para ativar o novo Bloqueio de detecção de roubo, siga estas etapas:
Vá para o menu Configurações do sistema e acesse a seção Segurança e privacidade
- Então acesse 'Mais configurações de segurança'
- Então, 'Proteção contra roubo'
Neste menu, é aconselhável ativar as duas opções: 'Bloqueio de detecção de roubo' e 'Bloqueio de dispositivo offline'. Além do bloqueio de detecção de roubo, a segunda opção adiciona outra medida de segurança: bloqueará a tela do dispositivo após um curto período de tempo se detectar que ele foi desconectado (por exemplo, se o modo avião tiver sido ativado).
Essas novas medidas de segurança agora estão disponíveis em dispositivos Samsung Galaxy com versões de sistema operacional One UI 6.1 e One UI 6.1.1. A ferramenta não aparece imediatamente após a atualização. Por exemplo, recebi a atualização para o One UI 6.1.1 há várias semanas, mas recentemente esse novo recurso foi ativado quase de surpresa.
Ver 0 Comentários