Um homem queria organizar a fila da peixaria e sua invenção financiou uma das maiores coleções de carros da Europa

  • Rodger Dudding inventou dispositivo que acalmou filas de lojas ao redor do mundo e o tornou milionário

  • Sucesso o ajudou a criar uma das maiores coleções de carros clássicos da Europa, com mais de 450 veículos em perfeito estado

Imagens | Flickr (Elyse Horvath, Niels), Studio434
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

No dia a dia, existem invenções simples e essenciais que muitas vezes passam despercebidas. Um deles é o dispensador de bilhetes de senhas para atendimento que pôs fim às discussões sobre filas de espera.

Por trás dessa invenção está Rodger Dudding, um britânico que, com sua visão de negócios, acumulou uma grande fortuna que lhe permitiu realizar seu grande sonho: reunir uma das coleções de carros mais impressionantes do Reino Unido e da Europa.

Graças à sua engenhosidade, hoje não só desfrutamos de filas mais organizadas, como também podemos contemplar uma das maiores coleções particulares de carros clássicos da Europa, com mais de 450 carros, desde Rolls-Royce, Aston Martin ou Ford T, até modelos tão modestos quanto o Fiat Topolino.

Rodger Dudding e a invenção que mudou as filas

Rodger Dudding nasceu no Reino Unido e é engenheiro por formação. Aos 87 anos, ele é responsável pela distribuição no Reino Unido de uma das invenções mais utilizadas em lojas do mundo: o sistema de gerenciamento de filas baseado em um dispensador de senhas.

Em 1970, Dudding fundou a Lonsto, empresa ainda ativa, e começou a fabricar os dispensadores de senhas que evitaram ainda mais brigas e confusões na espera pela vez em lojas e supermercados. O produto rapidamente se tornou um padrão, facilitando a vida de clientes e comerciantes.

Ainda hoje, uma porcentagem significativa dos lucros de Dudding vem da comercialização desse sistema, que ainda é essencial em negócios de todos os tipos.

Original

Paixão por carros

Com o dinheiro ganho organizando filas em lojas, Rodger Dudding decidiu investir em sua grande paixão: carros clássicos.

Embora o colecionador milionário tenha preferência por modelos britânicos, em entrevista ao canal Bellow the Radar Cars, ele confessou que não conseguia resistir a Ferraris ou a qualquer carro bonito que aparecesse em seu caminho.

Dudding disse que, a princípio, não pretendia começar uma coleção propriamente dita, mas que se limitava a comprar os carros de que gostava. Um dia, sua esposa se cansou de ter a garagem cheia de carros antigos, então ele adquiriu uma antiga garagem de bondes para guardar os veículos. Quase sem perceber, a garagem, com capacidade para cerca de 120 carros, ficou pequena, dando origem à coleção atual, que já ocupa três galpões.

A coleção de Dudding, conhecida como Studio 434, inclui modelos de todas as épocas e estilos: desde modelos de 1911, como o Ford T, até carros de corrida anteriores à Segunda Guerra Mundial ou edições limitadas de luxo exclusivas.

O colecionador milionário confessa que, além das Ferraris, Rolls-Royces ou Aston Martins que compõem sua coleção, há apenas um carro pelo qual arriscaria a vida para salvá-lo de um incêndio: um Morris Minor que seu pai comprou novo em 1952 e que sua irmã herdou. Ele comprou para ela um carro mais atual, de valor equivalente, e adicionou o carro do pai dela à sua coleção.

Segundo as estimativas de Dudding, a coleção está avaliada em mais de £ 40 milhões (cerca de R$ 300 milhões) e inclui, além de carros de todos os tipos, motocicletas e objetos relacionados ao mundo automobilístico.

Seu fetiche: Aston Martin Lagonda

Apesar da diversidade da coleção Studio 434, há um modelo pelo qual Dudding tem uma predileção especial: o Aston Martin Lagonda. O milionário possui nada menos que 24 unidades de diferentes versões, incluindo a primeira e a última fabricadas.

A coleção de Dudding chegou a ter 26 Lagonda em seu catálogo, mas, como ele confessou em sua entrevista ao Bellow the Radar Cars, outros colecionadores lhe fizeram ofertas de compra irrecusáveis, então ele dispensou dois deles.

Um dos aspectos mais impressionantes da coleção de Rodger Dudding é que todos os veículos estão em perfeito estado de funcionamento. A coleção conta com um engenheiro de motores que trabalha em tempo integral, verificando ciclicamente cada carro e mantendo-os em dia com a manutenção. Além disso, sempre que o clima britânico permite, os veículos revisados ​​circulam pelo depósito para que as suspensões e os componentes mecânicos se movam.

O Studio 434, empresa que administra a coleção, é responsável pelo aluguel de alguns desses carros clássicos, que já foram exibidos em eventos, casamentos, filmes e séries de televisão, contribuindo assim para a preservação do acervo que se tornou referência para os amantes do automobilismo. Alguns dos carros desta coleção participaram de séries como The Crown ou da saga Harry Potter.

Imagem | Flickr (Elyse Horvath, Niels), Studio434

Inicio