O Rolls-Royce Phantom que a marca nem consegue ver: este japonês removeu o V12 da BMW e o equipou com motor do Toyota Supra

Imagens | Tokyo Tuner, Albon, Barrett-Jackson
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

789 publicaciones de PH Mota

O Rolls-Royce Phantom é um dos carros mais vendidos da histórica marca britânica. Foi o primeiro modelo desenvolvido pela BMW, atual proprietária da fabricante inglesa, e foi uma revolução. De 2003 a 2017, a Rolls-Royce fabricou 10.327 unidades do Phantom em todas as suas versões, incluindo 2.186 exemplares das versões conversível e cupê de duas portas.

Havia todos os tipos de versões, com chassis longo e curto, séries especiais e vários modelos únicos. Embora este Phantom japonês com o lendário motor "2JZ" do antigo Toyota Supra também seja singular, não é um exemplar único da marca, mas sim de um louco absolutamente maravilhoso de Tóquio, Yajima-san.

Metade do motor, mas dobro de potência

Yajima-san comprou seu novo Rolls-Royce em 2008. Ele o usou profissionalmente e pessoalmente por quase uma década, explica em entrevista ao Tokyo Tuner. Até que um dia, o V12 de 6,75 litros e 450 cv quebrou. A solução que Yajima-san encontrou foi instalar um motor Toyota Supra em vez do V12 da BMW.

Por que instalar um motor de 6 cilindros mais antigo em vez do V12? A pane do V12 é do tipo que, embora cara, não é tão custosa para alguém que comprou um Phantom novo e já possuía veículos como um Nissan GT-R e um Volkswagen Passat R36.

O motivo, segundo o próprio Yajima-san, é que ele viu nisso uma oportunidade de criar um carro mais personalizado, mas também mais potente, com um motor mais fácil de consertar do que o complexo V12.

Então, em vez de trocar o V12 quebrado por um novo, ele o substituiu por um motor de 6 cilindros em linha biturbo da Toyota. Sim, o "2JZ" que ficou famoso pelo primeiro (e único realmente valioso) filme de "Velozes e Furiosos".

O motor de seis cilindros foi extensivamente modificado com bielas e pistões HKS e complementado por um turbo HKS T88 acoplado a um compressor volumétrico GReddy. No total, Yajima-san acredita que o motor entrega mais de 700 cv – por vezes fala-se em quase 900 cv –, todos enviados às rodas traseiras por meio de uma transmissão reforçada.

A oficina de tuning parece ter feito um trabalho impecável na montagem do motor, e na cabine agora é possível ver um pequeno painel de digital que contrasta com o restante. Não há dúvida de que este Phantom pode superar tudo o que saiu da fábrica da Rolls-Royce.

Imagens | Tokyo Tuner, Albon, Barrett-Jackson

Inicio