China vai construir ferrovia no Brasil que vai ligar oceanos Atlântico e Pacífico

Acordo entre China e Brasil vai analisar a viabilidade da criação de ferrovia que ligue Bahia a Lima | Imagem: Dukai photographer (Getty Images)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

181 publicaciones de Igor Gomes

China e Brasil assinaram hoje (7/7) um acordo que pode ser alternativa para o Canal do Panamá. O Ministério do Transporte e o Instituto de Planejamento e Pesquisa Econômica da China State Railway Group assinaram um memorando de entendimento para pesquisar e planejar a construção de uma ferrovia que vai ligar o litoral da Bahia até o Porto de Chancay, no Peru. A ideia é que rodovias e hidrovias dos estados da Bahia, Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre também se beneficiem da ferrovia.

Acordo de prazo de cinco anos

A assinatura foi feita de forma virtual, comembaixadores chineses e membros do Minstério dos Transportes brasileiro em Brasília e representantes do instituto Chinês na China. A ideia é que durante cinco anos seja analisada a viabilidade da construção da ferrovia, mas o acordo pode ser extendido. Estruturas já existentes devem ser utilizadas na construção.

O Porto de Chancay, na província de Huaral, em Lima, já foi construído em parceria com o país asiático. Ele foi inaugurado em 2024 pelo presidente Xi Jinping. De acordo com autoridades peruanas, é possível reduzir o tempo de transporte de produtos da América do Sul até a Ásia de 40 para 28 dias, se a ferrovia for construída.

Ainda não há estimativa de gastos para a construção, o que deve ser feito durante o período de pesquisa.

Inicio