Um novo estudo revelou que inteligências artificiais tendem a criar imagens de mulheres trabalhadoras em tipos específicos de profissões e, em média, mais novas que homens e definitivamente não recriar imagens de mulheres mais velhas.
Quando pedido um prompt para currículos para pessoas com nome feminino, a IA acabou criando candidatas mulheres que eram 1.6 mais novas que os candidatos fictícios homens. Além disso, ao comparar as criações, a tecnolopgia classificou as candidatas como menos qualificadas do que os candidatos, mostrando preconceito de idade e gênero.
Publicada na revista Nature, a pesquisa mostrou um pensamento que não condiz com a realidade, mas é propagada na Internet. Essa descoberta de um "etarismo de gênero" generalizado tem implicações no mundo real.
"É algo notável e prejudicial para as mulheres se verem retratadas... como se sua vida tivesse um arco narrativo que termina aos 30 ou 40 anos", afirmou a pesquisa.
O estudo utilizou muitas variáveis, como a de analisar cerca de 1.4 milhões de imagens, vídeos e textos da Internet, concluindo que como distorce a percepção da IA.
Ainda no estudo, a pesquisa pediu a mais de 6.000 programadores que avaliassem a idade de indivíduos em imagens online, como as encontradas no Google e na Wikipédia, de diversas ocupações. O que eles constataram era que os programadores davam idades mais novas para mulheres do que para homens. Paralelamente, eles também disseram que certas profissões ou cargos mais altos em empresas eram "vistas" como algo masculino. Ademais, essas mesmas profissões e cargos também eram exclusivos de homens mais velhos.
A pesquisa também avaliou se essa percepção poderia ser algo relacionado a fatores visuais, como filtros ou cosméticos. No entanto, o que foi revelado é que a IA acredita que alguns cargos são específicos de cada gênero. Mulheres mais novas normalmente são retratadas como secretárias ou estagiárias, enquanto homens são retratados em cargos com mais "prestígio", como chefe, CEO de empresas ou pesquisadores.
Capa da matéria: Getty Images/PixeloneStocker
Ver 0 Comentários