Tendências do dia

"Vamos precisar de um barco maior": construtora de iate de Bezos tem ideia para embarcações ainda maiores

  • Estaleiro Oceanco e designer de iates Mario Biferali conceberam um superiate de 150 metros de comprimento

  • O projeto inclui um convés de proa com piscina, heliporto e espaço para praticar esportes

Cargueiro que vai virar iate
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Os iates são um dos caprichos favoritos dos milionários. Essas embarcações, que combinam luxo, tecnologia e exclusividade, representam um símbolo de status e poder. Em geral, são construídas do zero com todas as comodidades desejadas pelos proprietários, como academias, helipontos e piscinas. Recentemente, dois personagens  importantes dessa indústria tiveram uma ideia bastante particular para criar iates cada vez maiores.

Oceanco, o estaleiro naval do imenso iate de Jeff Bezos, se uniu ao designer de iates italiano Mario Biferali para criar o Project Anthos. Trata-se de um superiate desenvolvido a partir de um cargueiro. O projeto prevê transformar um enorme navio porta-contêineres de 10.630 gigatoneladas em um autêntico palácio flutuante com espaço suficiente para que o proprietário e seus convidados possam desfrutar da viagem.

De transportar contêineres a ser um palácio flutuante

Os barcos mercantes são opostos aos iates. Tratam-se de embarcações cuja finalidade é transportar a maior quantidade possível de carga de maneira segura. Aqui, a praticidade é priorizada sobre a estética, e tudo é relativamente espartano. No entanto, estamos falando de colossos marítimos que se destacam por seu tamanho e robustez. Essas características são justamente as mais valorizadas na hora de considerar uma transformação.

Cargueiro que vai virar iate

A Oceanco e a Mario Biferali Yacht Design batizaram a primeira linha de iates transformados como “Nacht”, uma palavra que deriva de “naval” e “yacht”. Biferali disse ao Boat International que o primeiro termo vem do design funcional, enquanto o segundo vem da experiência de alta gama. O primeiro navio, por sua vez, recebeu o nome de Anthos, que vem de uma palavra grega antiga que significa "flor".

Cargueiro que vai virar iate

As empresas projetaram um barco de 150 metros de comprimento, que podemos ver nas imagens de protótipo que ilustram este texto. Há uma torre dedicada exclusivamente ao proprietário que se estende por três decks e oferece vistas de 360 graus para o mar. A bordo, há espaço para uma tripulação de 54 pessoas, distribuída em 27 cabines. O capitão tem uma cabine privada e também há várias suítes VIP para os convidados.

Cargueiro que vai virar iate

Anthos inclui, além de um ginásio interno, uma sala de pilates e yoga, um cinema, um spa com sauna e um salão de beleza. Na proa, há espaço suficiente para um heliponto, uma área para esportes, uma piscina e um bar. O design contempla várias áreas de descanso distribuídas na parte externa do superiate, bem como um acesso aos camarotes a partir do convés inferior através do convés de proa.

Por enquanto, é só protótipo. Caso o conceito fosse materializado, porém, ele exigiria um investimento de milhões de euros. É importante notar que Biferali parece comprometido em tornar realidade um projeto com essas dimensões. Ele disse ao Boat International que transformar cargueiros em navios de luxo é sua visão. Com o tempo, saberemos se um desses navios cruzará os mares.

Imagens | Mario Biferali Yacht Design

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio