Tendências do dia

Fiz essa técnica japonesa em um dia de chuva e minhas roupas secaram mais rápido

Em Tóquio, as pessoas estão acostumadas com as chuvas e os apartamentos minúsculos, então desenvolveram um método eficaz para secar a roupa: o "arco-íris".

Técnica japonesa para secar roupa - Imagem:  | Leroy Tan (Unsplash) e Atul Vinayak (Unsplash)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

As florestas se enchem de cores e, de repente, até o parque urbano mais isolado parece tirado de uma tela de Claude Monet. É verdade, mas o outono também tem seus contratempos.

O pior, provavelmente: os dias curtos, as noites longas e os dias chuvosos, com tempestades que, nas regiões de clima atlântico, podem se prolongar, deixando semanas inteiras em que sair de casa sem um guarda-chuva no braço é quase uma temeridade.

Quando isso acontece, secar a roupa pode ser um sofrimento.

Um sofrimento incômodo, insalubre e até caro.

Ou pelo menos é assim na maior parte dos lares do mundo, onde, para dar conta, recorre-se a secadoras que ocupam espaço e aumentam a conta de energia elétrica, radiadores e aquecedores que não oferecem uma solução eficiente, ou varais de interior onde as roupas ficam penduradas por dias sem secar completamente, enquanto a cesta de roupas sujas transborda.

Exceto em Tóquio.

Aprendendo com o Japão

Japão Dicas

Lá, eles descobriram uma forma de secar a roupa no outono e no inverno de maneira eficiente, rápida e sem maus odores. Na capital japonesa, uma cidade com clima subtropical úmido, cheia de chuvas e onde abundam os pequenos apartamentos —tão pequenos que, em alguns casos, é necessário falar em "microhabitações"—, desenvolveram uma técnica para manter as roupas limpas e bem arejadas durante todo o ano. E sem o auxílio de secadoras.

O sistema é chamado de "arco-íris pendurado", e, embora soe um pouco poético, na realidade é uma descrição gráfica de como as roupas devem ser dispostas.

O primeiro passo é encontrar um cômodo bem arejado na residência, por onde o ar circule e, se possível, que seja aquecido pelo sol durante parte do dia.

Ali, instalaremos o varal, barra ou corda, onde —e essa é uma parte chave da técnica— disporíamos as roupas em forma de arco-íris.

Como?

Tentando que a roupa desenhe uma "U" invertida, de modo que as peças mais longas fiquem nas extremidades e as mais curtas se distribuam de forma escalonada em direção ao centro.

No portal imobiliário japonês Apts, voltado para o aluguel em Tóquio, eles até incluem um gráfico sobre como as roupas devem ser dispostas para garantir um secado eficiente e rápido.

"Quando pendurar a roupa, deixe espaço suficiente para que o ar circule. A umidade do Japão pode fazer o ar parecer mais pesado, o que indica que a roupa demorará mais para secar", alerta a plataforma. "Uma boa dica é pendurar as peças em forma de arco-íris, colocando as mais longas nas extremidades e as mais curtas à medida que se avança para o centro. No caso das toalhas, pendure um lado mais longo que o outro para que o ar circule melhor."

De acordo com seus cálculos, a técnica permite uma economia considerável de tempo. Se secar uma carga de roupas dispostas em forma de "V" pode levar até quatro horas e meia, organizá-las em forma de "U" invertida permite reduzir esse tempo para apenas quatro horas.

Isso não é tudo o que você deve considerar. Se quiser um bom secado e evitar que suas roupas fiquem com cheiro de umidade, a Apts também aconselha não deixar as peças por mais tempo do que o estritamente necessário dentro da máquina de lavar roupa. E isso significa retirar a roupa de forma "imediata", sem esperar, assim que o ciclo de lavagem terminar.

"Até deixar a roupa na máquina por 10 minutos pode causar cheiro", alerta. Outros truques incluem posicionar a roupa de forma perpendicular à circulação do ar e na direção oposta à entrada do cômodo, ou usar cabides para evitar que, uma vez disposta no varal, as peças fiquem muito próximas umas das outras. O ideal é que fiquem o mais espaçadas possível. Para meias ou roupas íntimas, que são menores, pode-se usar diretamente um varal tipo "pulpo".

O objetivo: fazer com que secar roupas no outono e no inverno seja menos sofrimento...

...sem precisar dedicar espaço e dinheiro para uma secadora.

Inicio