Se um modem de 56 kbps parece lento, tente juntar vários: combinaram 12 para quebrar um recorde mundial do Guinness

Modems dos anos 90 tinham muitas limitações, mas o The Serial Port mostrou que eles eram mais capazes do que pareciam

Imagem | The Serial Port
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

966 publicaciones de PH Mota

Algo relativamente comum na ciência da computação é que, se você precisar de mais de um componente, substitua-o por um de maior desempenho ou adicione um similar para que seu desempenho individual seja aprimorado. Por exemplo, adicionar outra unidade de armazenamento para que ambas funcionem em paralelo ou duas placas gráficas. Mas isso nem sempre se aplica a tudo.

Com base nessa premissa, o canal do YouTube The Serial Port teve a ideia de combinar vários modems clássicos de 56 kbps para alcançar a banda larga, em termos de capacidade. Seu objetivo era atingir velocidades de download equivalentes a 1 Mbps, ou seja, como ISDN (ou um ADSL operando no mínimo). Não obtiveram sucesso, mas ao longo do caminho fizeram descobertas importantes e conseguiram escrever seu nome no Guinness Book of Records.

No início dos anos 90, as conexões de internet giravam em torno de 14,4 Kbps, 28,8 Kbps ou 56 Kbps, embora no espectro governamental e privado pudessem atingir 200 KB. Com a evolução da tecnologia, migramos para ISDN e ADSL, embora a maioria dos mortais continuasse com aqueles modems discados. Eram tempos do "sai da internet, preciso usar o telefone".

Na The Serial Port, eles criaram um experimento: atingir uma velocidade equivalente aos MBs das novas linhas, simplesmente conectando vários modems de 56 Kbps por meio de um hub ou servidor multilink ponto a ponto. Eles começaram a trabalhar e documentaram tudo em vídeo.

Tudo começou com apenas dois modems e um computador IBM NetVista 2001 com Windows Millenium Edition, quando já apareceram os primeiros problemas, como a falta de portas seriais. Então, eles mudaram para um mais preparado: um IBM ThinkCentre 2004 com Windows XP. Eles também adicionaram uma placa de rede Equinox com até 13 portas seriais para comunicação. Por fim, usaram um programa Cisco VoIP para emular linhas telefônicas e um hub de controle de discagem.

Original

Depois de testarem dois modems, eles passaram para quatro e se dedicaram ao máximo: uma dúzia de modems de 56 Kbps. Infelizmente, descobriram que era impossível ultrapassar 669 Kbps, mas não se pode dizer que o experimento não tenha sido um sucesso, apesar de não ter atingido seu objetivo. Para começar, eles mostraram que a capacidade dos modems da época nunca foi totalmente explorada.

Conseguiram superar os limites impostos pelos fabricantes sem que o equipamento sofresse danos e também conseguiram reproduzir vídeos com download indireto em resoluções de 144P ou 240P, com uma velocidade maior e com mais estabilidade do que a maioria das linhas oferecia na época.

Mas o melhor é que eles quebraram um recorde: o de combinar 12 modems, que funcionaram ou transmitiram a uma velocidade maior do que a permitida por padrão (antes eram apenas quatro unidades). A conclusão deles é que os ISPs poderiam operar sem limites, o que os encorajou a repetir o experimento posteriormente em busca de mais velocidade.

Imagens | The Serial Port (via Youtube)

Inicio