Fundador da Valve gastou US$ 500 milhões em um superiate: podemos estar diante do primeiro iate gamer

  • Superiate inclui sala de jantar para 54 pessoas, hospital e sala de jogos com 15 PCs e dois simuladores

  • Colaboração entre o milionário e estaleiro que construiu o iate foi tão próxima que Newell acabou comprando-o

Imagem | Flickr (DOTA2 The International), Oceanco
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1067 publicaciones de PH Mota

O fundador da Valve, Gabe Newell, além de ser um entusiasta de videogames, também se mostrou um verdadeiro apaixonado pelo mar. Seu entusiasmo chega a tal ponto que ele não só acaba de lançar um novo superiate avaliado em mais de 500 milhões de dólares, como também comprou a empresa que o fabricou.

Gabe Newell é um dos milionários mais ativos no mundo dos superiates. Com uma fortuna estimada em cerca de 11 bilhões de dólares, o magnata dos videogames possui uma pequena frota de iates, embora nem todos sejam usados ​​para passeios de barco. Alguns fazem parte da organização de pesquisa marinha Inkfish.

Novo iate de Newell

No entanto, o novo iate do cofundador da Valve foi projetado em detalhes para o uso e lazer do milionário. A nova aquisição tem o código interno Y722, mas, após sair da doca seca, foi registrado como Leviathan.

O Leviathan tem 111 metros de comprimento e é o resultado de uma estreita colaboração entre Newell e o estaleiro holandês Oceanco, juntamente com suas equipes de design.

Além de ser um dos superiates mais caros e avançados do mundo, "nada neste iate foi feito de maneira tradicional", assegurou Deniz de Koningh, gerente de projetos da Oceanco. Tanto o estaleiro quanto Newell buscaram inovar em cada detalhe do projeto.

O iate é equipado com um sistema de propulsão híbrido diesel-elétrico e uma bateria de 5,5 megawatts-hora que permite operar silenciosamente à noite e reduzir as emissões por longos períodos.

Leviathan

Sistemas de tratamento de águas residuais, um sistema de recuperação de calor residual para mitigar o impacto ambiental e nada menos que 450 quilômetros de fiação para alimentar sistemas que vão do ar-condicionado e satélites aos equipamentos médicos também foram levados em consideração.

Além disso, seu design substitui materiais tradicionais, como o revestimento de madeira teca, por compostos modernos que exigem menos manutenção. Conforme indicado pelo estaleiro, até mesmo a tinta do casco foi desenvolvida para facilitar a limpeza e a manutenção.

Leviathan

Gabe Newell queria que o Leviathan fosse um espaço que incentivasse a colaboração e o convívio a bordo. Por isso, a sala de estar principal no terraço foi adaptada para um refeitório comum com capacidade para 54 pessoas. Ou seja, permite que praticamente todos os ocupantes do navio se reunam ao mesmo tempo, já que tem capacidade para 26 convidados e 37 tripulantes.

Leviathan

Como publicado pela LuxuryLaunches, em um dos painéis de vidro da escadaria principal do iate, estão gravados os nomes das mais de 3 mil pessoas que, de uma forma ou de outra, colaboraram em sua construção.

O superiate possui todas as comodidades que um milionário esperaria encontrar em alto mar. Entre elas: quadra de basquete, spa e jacuzzi. Como se não bastasse, e atendendo à outra grande paixão de seu proprietário, um dos decks conta com uma sala de jogos com 15 estações de PC gamer e dois simuladores de corrida.

Em entrevista recente para um canal do YouTube, o magnata dos videogames declarou ser apaixonado por mergulho, por isso o iate também possui um hangar para submarinos, um centro de mergulho e até mesmo um laboratório completo, caso seja necessário incorporá-lo à frota em alguma investigação.

Como parte desse projeto, o milionário integrou a bordo uma oficina de impressão 3D que permitiria a criação de todos os tipos de peças e componentes sobressalentes em alto mar para dar suporte aos demais navios da flotilha, além de um hospital completo a bordo com uma enfermeira residente para casos de emergência.

"Trabalhar com a equipe da Oceanco é incrivelmente prazeroso e divertido; todos são profissionais, criativos e dinâmicos. Sabíamos que estávamos pedindo coisas incomuns, e a Oceanco as acolheu de braços abertos", disse Newell em um comunicado.

Imagem | Flickr (DOTA2 The International), Oceanco

Inicio