Agora que a IA do Google se consolidou, a empresa está levando o Gemini para todos os sistemas e dispositivos. Após sua chegada ao Android Auto, alto-falantes e telas inteligentes também estavam a caminho. Esperando sem sucesso? Existe um atalho super fácil.
Uma implementação lenta
A substituição do Google Assistente pelo Gemini era inevitável. Com um assistente muito mais proativo, capaz e versátil, os dispositivos Home e Nest deveriam ter se beneficiado da mudança. O problema é que o Google está implementando a novidade muito lentamente e de forma limitada.
Desde que a empresa começou a enviar o assistente para os primeiros usuários, em novembro do ano passado, ainda não vimos uma adoção em larga escala. Na verdade, eu até ativei o Google Home Premium na minha conta pensando que isso me permitiria usar a nova IA nos meus dispositivos domésticos. Não foi assim que funcionou.
Ativação manual do Gemini no Google Home
O atalho
Como descoberto no Reddit, existe uma maneira muito simples de ativar o Gemini no Google Home, que consiste em trazer o assistente para os alto-falantes e telas conectados à conta. São apenas alguns passos, e o Google Assistente desaparecerá para sempre.
Realizei esse processo na minha própria conta e confirmo que está funcionando:
- Abra o navegador no seu dispositivo móvel;
- Copie e cole a URL "googlehome://assistant/voice/setup" (sem as aspas);
- Aceite e escolha o método de acesso: o Google Chrome e outros navegadores podem abrir o mecanismo de busca por padrão.
Os navegadores geralmente carregam o mecanismo de busca por padrão; você precisa escolher o atalho.
- O aplicativo Google Home será aberto e perguntará se você deseja ativar o Gemini. Aceite;
- Siga todas as etapas; há algumas telas. Eventualmente, o Gemini estará ativo nos dispositivos configurados em sua conta do Google Home.
Agora o Gemini responde na tela do meu Google Nest Hub e no meu alto-falante Google Home de primeira geração. Eles detectam "Ok Google" como antes, mas a nova IA aparece com o assistente renovado. A melhoria é considerável.
Gemini, sim, mas limitado na maioria dos dispositivos
A IA do Google está disponível em duas versões para dispositivos domésticos inteligentes:
- Gemini Live completo: Google Nest Hub (2ª geração), Google Nest Audio, Google Nest Mini (2ª geração), Google Nest Hub Max;
- Limitado apenas às respostas do Gemini: Google Nest Wifi Access Point, Google Nest Hub (1ª geração), Google Home Max, Google Home Mini (1ª geração), Google Home.
Além disso, a opção de conversa contínua do Gemini Live está disponível apenas com uma assinatura do Google Home Premium. Na prática, o Gemini se comporta de forma semelhante ao Google Assistente: ele responde a perguntas e ativa funções da casa inteligente.
O que há de diferente?
O Gemini responderá às perguntas de forma semelhante ao Google Assistente. A diferença reside na sua capacidade de raciocínio, na complexidade das suas respostas e na habilidade de compreender os pedidos dentro do seu contexto completo. E isso representa uma enorme melhoria: parei de ouvir "de acordo com este site...".
Além das melhorias oferecidas por um modelo muito superior ao Assistente, podemos escolher entre muito mais vozes: basta selecionar a desejada nas configurações do Gemini no seu telefone. O Google sincroniza a seleção em todos os dispositivos conectados à conta.
Texto original | Iván Linares
Imagem da capa | Iván Linares, editada com Nano Banana Pro no Gemini
Ver 0 Comentários